Cresol formaliza parceria com GAWA Capital da Espanha

A parceria de funding internacional iniciará em janeiro de 2023 e vai até dezembro de 2025, com a realização de um projeto de desenvolvimento local

Nesta terça-feira (18/10/2022), foi realizada uma reunião entre Cresol e Gawa Capital, uma organização sediada em Madrid na Espanha, que promove desenvolvimento social e econômico, alavancando mercados de capitais privados.

Através da parceria entre Cresol e GAWA, se estruturou um projeto com recursos captados entre investidores privados internacionais com possibilidade de fortalecer a carteira de empréstimos agro, bem como oportunizar assistência técnica aos cooperados da Cresol.

O valor da parceria ultrapassa 12 milhões de Euros que serão destinados para a carteira de crédito. O empréstimo internacional contempla ainda uma doação de 594 mil euros em forma de fundos não reembolsáveis. A Cresol entra com contra partida de 66 mil euros para fortalecer o acompanhamento dos empreendimentos financiados. O projeto deve iniciar a execução em janeiro de 2023 e vai até dezembro de 2025.

“Essa parceria internacional vem ao encontro da essência da Cresol e de suas origens, de trabalhar próximo do produtor, seja ele urbano ou rural, atribuindo condições para que ele se desenvolva. Assim como temos avançado também nas parcerias com bancos de desenvolvimento nacional e parcerias privadas no Brasil, se fortalece ainda mais agora uma relação internacional, que só tem a crescer. A Cresol busca sempre se fortalecer para poder dar conta da demanda dos cooperados” destaca Adriano Michelon, diretor superintendente da Cresol Baser.

O projeto visa fortalecer a capacidade produtiva e a geração de renda de pequenos agricultores, e também micros, pequenas e médias empresas da cadeia agrícola, que sejam cooperados da Cresol. A ação durante os três anos pretende beneficiar de maneira direta mais de mil agricultores e empreendedores, e de maneira indireta, pretende chegar até a 4 mil pessoas beneficiadas.

A relação de aproximação da Cresol com GAWA se deu através da Agri-Agência da Cresol, Infocos AA, que atua com cooperação internacional, visando contribuir com o desenvolvimento do cooperativismo de crédito no Brasil e outros países da América Latina. A gestão do projeto será realizada em parceria com outros setores da Cresol.

O projeto de assistência técnica foi construído com base na captação do empréstimo internacional, desta forma os cooperados são beneficiados pela disponibilidade de crédito e assistência técnica de qualidade. O projeto atingirá melhores práticas de produção e gestão, alinhados com a matriz de sustentabilidade e com as práticas ESG da Cresol.

Atividades do projeto

Serão realizadas quatro grandes atividades dentro do projeto. A primeira atividade é um programa de assistência técnica aos agricultores, com foco na participação de mulheres e jovens, busca financiar cerca de 570 agricultores sócios da Cresol, com foco no aumento da produtividade, renda familiar, implementação de práticas sustentáveis e melhores tecnologias.

A segunda atividade estruturante tem como objetivo promover serviço de assessoria e gestão das micros, pequenas e médias empresas da cadeia agrícola, vai atender aproximadamente 120 empresas parceiras das cooperativas da Cresol, o objetivo é estabelecer melhores práticas de gestão, para que a empresa possa ter um aumento no faturamentos e melhorar a gestão administrativa.

A terceira atividade tem como base a experiência da Cresol e seus agricultores sócios em redução de emissões de carbono, o projeto irá beneficiar 100 agricultores, com o objetivo de fazer um inventário da propriedade e saber como está a emissão de gás carbono e estabelecer melhores práticas para reduzir essa emissão, gerando os créditos de carbono para que sejam possivelmente comercializados.

A quarta ação trata-se do desenho e financiamento de projetos inovadores. Direcionada aos agricultores familiares, o projeto prevê o financiamento de alguns investimentos ou custeio que estejam alinhados com a visão de sustentabilidade, também para fortalecer a participação de jovens e mulheres, no foco de melhorias tecnológicas, eficiência no uso dos recursos, sempre atentos aos cuidados com o meio ambiente. A atividade dá a possibilidade de serem financiados aproximadamente 200 projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *