O futuro necessita ser cooperativista, por Moacir Krambeck

Celebrado todos os anos na terceira quinta-feira do mês de outubro, o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC) nos convida a refletir sobre o impacto deste movimento que une milhões de pessoas ao redor do mundo. A oferta de serviços alinhados aos interesses das pessoas e o conhecimento cada vez maior sobre estas instituições têm feito o cooperativismo de crédito crescer a cada ano. Hoje, somos cerca de 17 milhões de cooperados em um país de aproximadamente 230 milhões de habitantes. Estamos conquistando cada vez mais espaço, mas queremos ir além. Acreditamos na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e próspera para todos. Para que isso seja possível, o futuro necessita ser cooperativista.

Cada vez mais, o movimento cooperativista tem ampliado a sua presença no país, especialmente em regiões nas quais os recursos são escassos e o acesso é limitado. Estamos comprometidos com a missão de levar educação e inclusão financeira às comunidades, garantindo não só que seja possível realizar sonhos, mas também ensinar que uma vida financeira saudável é essencial e possível para todos. Isso inclui ainda os negócios locais, que contam com ações de apoio, capacitação e benefícios que fazemos questão de oferecer.

Na contramão das instituições financeiras tradicionais, que estão se tornando cada vez mais digitais, nós seguimos abrindo Postos de Atendimento e Relacionamento. Porque para nós, estar junto às pessoas, entendendo suas dores e necessidades, é essencial. Trabalhamos com elas e para elas, pois não se trata apenas de oferecer benefícios financeiros mais vantajosos. A essência do nosso propósito é consolidar a colaboração entre pessoas com interesses em comum. Porque entendemos que quando damos as mãos e nos unimos em prol de um mesmo objetivo, alcançamos resultados e benefícios que, provavelmente, não conquistaríamos sozinhos.

Neste ano, o DICC tem como tema “Fortaleça seu Futuro Financeiro com uma Cooperativa de Crédito”. Não poderia ser mais adequado ao momento que vivemos. Neste período de grandes desafios e transformações, as pessoas precisam contar com o apoio de instituições preocupadas em melhorar suas vidas no presente e nos anos que estão por vir. É isso que nós seguiremos fazendo. Continuaremos a levar o cooperativismo cada vez mais longe, a fim de transformar vidas e comunidades. Certos de que a cooperação e o bem do coletivo sempre estarão em primeiro lugar.

Moacir Krambeck, presidente do Ailos Sistema de Cooperativas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *