Dados consolidados das cooperativas de crédito do Brasil » Sistema Sicredi

O Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) é um sistema de 3 níveis formado por 109 cooperativas singulares filiadas, cinco centrais regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A., uma confederação, uma fundação e um banco cooperativo e suas empresas controladas. Todas essas entidades adotam um padrão operacional único. A atuação em sistema permite ganhos de escala e aumenta o potencial das cooperativas financeiras para exercer a atividade em um mercado no qual estão presentes grandes conglomerados financeiros.

As cooperativas são detentoras de 100% do capital da Sicredi Participações S.A., sendo ela acionista majoritária do Banco Cooperativo Sicredi, com cerca de 80% das ações. O Banco Cooperativo Sicredi mantém parcerias estratégicas com o Rabo Development B.V. – organização de desenvolvimento do grupo holandês Rabobank – e com a International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial para financiamento de projetos, que detêm.

O Banco Cooperativo Sicredi, primeiro banco cooperativo privado do país, foi criado em 1995 com o papel de permitir às cooperativas o acesso ao mercado financeiro e a programas especiais de financiamento, administrar em escala os recursos, gerir o risco das operações do sistema, desenvolver produtos e serviços e políticas corporativas como liquidez, comunicação e marketing e gestão de pessoas. É também o Banco Sicredi que controla a corretora de seguros, a administradora de cartões, a administradora de consórcios e a administradora de bens. As empresas especializadas instrumentalizam as cooperativas com os produtos e serviços que viabilizam o atendimento integral das necessidades dos associados.

—————————————

HISTÓRIA DO SISTEMA SICREDI

A Cooperativa de Crédito Singular mais antiga deste sistema foi criada em 1902 no município de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul.

Em 19 de outubro de 1902, uma costumeira reunião do sindicato agrícola Bauerverein, toma rumos inesperados e inovadores, que provocaria uma grande mudança na colônia provincial de Nova Petrópolis.

Por iniciativa do Padre Theodor Amstad, tem início o alicerce do primeiro sistema de crédito cooperativo da América Latina. Em 28 de dezembro do mesmo ano, no salão de baile de Nicolau Kehl, após vários imprevistos e adiamentos, foram aprovados os estatutos da Sparkasse Amstad, que começou a operar na casa de Josef Neumann Sênior primeiro gerente eleito, e Anton Maria Feix como primeiro presidente. Surgia assim à primeira cooperativa de créditos da América Latina, a caixa de economias e empréstimos Amstad, atual SICREDI Pioneira RS. O exemplo foi seguido por outras regiões, e em pouco tempo surgiu uma rede de 66 cooperativas, denominadas “Caixas Populares Raiffeisen”.

Em 1964 a decisão de usar instituições publicas, para financiamento de vários setores da economia, freou o crescimento das cooperativas de credito, inviabilizando a grande maioria, após este período, superadas as políticas desfavoráveis e retomando o cooperativismo de credito no Rio Grande do Sul, contou com o impulso fundamental do então vice-presidente da Fecotrigo, Mário Krüel Guimarães.

Nesta época o cooperativismo de crédito começa se organizar em outros estados da federação e em1981 foram constituídas as 3 primeiras cooperativas de credito do Paraná. Pouco tempo mais tarde no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, surgem os primeiros movimentos para importação do cooperativismo de credito nos dois estados.

Em 1992, por decisão de todas as cooperativas, a antiga COCECRER RS e suas filiadas se unificaram com a denominação de Sistema de Credito Cooperativo, SICREDI. Em 1995, o conselho monetário nacional autoriza pela primeira vez na história do país a constituição de bancos cooperativos privados, tendo como acionistas exclusivamente as cooperativas de crédito. É constituído o Banco SICREDI S.A.

Em 1997 as cooperativas do estado do Paraná e Rio Grande do Sul encaminham o processo de integração do SICREDI nos dois estados. Neste período houve uma grande mudança do projeto rural para um projeto mais amplo com maior destaque as cooperativas de credito mutuo. Também neste ano o Bansicredi inaugura sua nova sede em Porto Alegre e inicia suas atividades no estado do Paraná.

Em 1999, o Banco SICREDI já atuava nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e foi autorizado pelo governo federal a optar por o credito rural em cargos eqüalizados pelo tesouro nacional, numa iniciativa inédita do sistema bancário privado do país. A confederação do SICREDI foi criada em 2000para a prestação de serviços comuns todos do sistema. Em 2001 ocorre a modernização e padronização visual do sistema, e iniciam-se as atividades da sua contadora de seguros. Em 31 de janeiro o Banco SICREDI concretiza sua participação na BC Card, administradora de cartões dos bancos cooperativos Ltda.

Em 2002, mais um grande passo, o Sicredi passa a atuar efetivamente no estado de São Paulo. Ao comemorar 100 anos da constituição da 1ª cooperativa de credito do Brasil. Os associados do sistema têm orgulho do reconhecimento institucional do SICREDI e da importância das cooperativas de credito na vida dos consumidores, atuando como instrumentos da organização econômica da sociedade. Hoje presente na vida de mais de meio milhão de associados em cinco estados do Brasil, com mais de 800 pontos de atendimento e um portfolio de produtos e serviços especialmente dirigidos às necessidades de seus associados. 100 anos de história. Do sonho de um visionário ao compromisso com o desenvolvimento e a parceria responsável, trazendo o aperfeiçoamento do ser humano e construindo o nosso futuro muito mais justo. SICREDI, o seu sistema de crédito cooperativo.

Em 2005, tem início as atividades do Sicredi em Rondônia, Tocantins, Pará e Goiás. Em 2008 é criada uma holding, SICREDI Participações S.A., com a missão de coordenar as decisões estratégicas do sistema e que passa a controlar o Banco Cooperativo SICREDI, a Confederação SICREDI e a Fundação SICREDI. O novo modelo de gestão corporativa dará mais objetividade e racionalidade ao sistema, permitindo também a avaliação por empresas de rating e porteriormente a consolidação de todas as empresas do SICREDI em um único balanço, dando maior visibilidade para o sistema. A SICREDIPAR não possui estrutura operacional, apenas os órgãos estatutários: Conselho de Administração e Diretoria Executiva.

Em 2010, o Sicredi firmou uma parceria com o Rabo Financial Institutions Development – RD, braço de desenvolvimento do grupo holandês RABOBANK, sistema de crédito cooperativo Holandês presente em 40 países. Mediante participação minoritária no Banco Cooperativo Sicredi, o sistema holandês passa a transferir sua expertise de 160 anos de organização e, ao mesmo tempo, através do Sicredi, investir nas atividades econômicas do quadro associativo das cooperativas de crédito que o integram.

Em 2011 foi assinado o contrato com a IFC (International Finance Corporation), braço do Grupo Banco Mundial que investe no setor privado dos países em desenvolvimento. Em 2013 o acordo com a IFC (International Finance Corporation) foi ampliado e lançado o primeiro balanço combinado e Unicred Rio se filia a Central Sicredi PR/SP e o sistema Sicredi ingressa no Rio de Janeiro. Em 2015 ocorre a expansão nacional do Sicredi com a assinatura do memorando de filiação da Central Unicred Norte/Nordeste ao Sistema.

Conheça mais sobre a Trajetória do Sicredi assistindo o vídeo abaixo.

16 Comentários

  1. Excelente a exposição sobre a historia do SICREDI. Nesse momento conturbado da economia brasileira, é alentador ver uma historia pautada na capacidade, transparência e no trabalho voltados ao progresso do sistema cooperativo e ao bem estar da população.

  2. Uma bela história só pôde gerar uma renomada cooperativa Sicredi. Visando o crescimento de seus associados e tbm da região onde atua.

  3. Como faço, para encaminhar meu currículo.Pois gostaria muito de fazer parte desta conceituada cooperativa.Tenho mais de vinte de experiência na área financiadora. Trabalhei na Financiadora Mappin,Banco Intercap,Banco Cifra e Banco Baycoval.
    Grato,
    Durval

    1. Elivania, sim, as cooperativas de crédito filiadas ao Sicredi fazem operações de crédito, bem como também oferecem outros produtos como consórcios, aplicações, seguros, cartões de crédito e débito e muitos outros produtos. Procure a agência do Sicredi mais próxima de você.

  4. Bom dia, Marlene! Você deve procurar uma cooperativa filiada a Sicredi na sua cidade, verificar se a cooperativa é de livre adesão, ou seja, se ela pode atender a todos. Cada cooperativa é caracterizada por um publico especifico, por exemplo, servidores públicos, médicos, empresários ou o público em geral.

  5. Muito bom conhecer a história de onde trabalha. Aumenta a empolgação em cumprir com a missão da empresa! Orgulho em pertencer!

    1. Boa noite!
      Como faço para ser franqueado Sicredi em minha cidade

  6. Gostaria de um Emprestimo Saque-Aniversário
    como proceder, vi que tenho que abrir uma conta no sicred, ja autorizei pelo aplicativo do FGTS para o sicred consultar meu FGTS

  7. Gostaria de saber se o Sicredi tem a modalidade de financiamento de importações? Depois de abertura da conta CNPJ, quanto tempo depois posso solicitar um financiamento?

  8. Me pedirem um valor de 299 reais sendo que alegaram seguro prestamista falando sobre vocês quero saber se isso é vdd pq ja enviei minha documentação falando que se eu cancelar vou pagar um multa e meus bens bloqueados

  9. Fiz um empréstimo com Daniel me pediram.pra me pagar um valor de 270 e meu dinheiro estaria na conta depois fiz o pix passou pra gerente Amanda Melo e amanda me pediu um pox de 610 e depois mais 610 que meu empréstimo seria liberado por fim ela me pediu mais 1.990,00 pra liberação do empréstimo ja não tinha mais dinheiro sicredi pede pra cancelar e ela disse que ia vamcelar queria saber como eu cliente eu ficou pois ficaram só me pedido dinheiro

  10. Fiz empréstimo e pediram o valor de um seguro 100,00 fiz pix estou 5 dias esperando a liberação do empréstimo na minha conta e ninguém me responde só visualiza minas mensagens e nada gostaria de uma posição ou retorno do meu valor

  11. No momento que o Rio Grande do sul passa por uma calamidade pública vcs fazem circular uma peça teatral?com tantas crianças carecendo de material escolar e roupas?alô associados.. alô presildencia da sicredi queremos saber quanto o grupo ganhou..dizem a diretora do grupo ganha mais de 50 mil por mês..só olhar portal transparencia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *