Cresol participa da assembleia geral da ICBA

Membro desde julho de 2023, a Cresol é a única instituição cooperativa do Brasil que compõe a organização internacional

No dia 11 de outubro, a Organização Internacional das Cooperativas Financeiras (ICBA, na sigla em inglês) realizou a sua assembleia geral, em Katmandu, Nepal, com a participação de membros da América Latina, África e Ásia. A Cresol, que passou a integrar a organização em julho de 2023, foi representado por Alzimiro Thomé, presidente da Central Cresol Baser e Cresol Instituto, e pelo assessor de relações Internacionais Jaap van Doorn.

Por meio da ICBA, a Cresol procura fortalecer o movimento das cooperativas de crédito com troca de conhecimento e representação. O movimento reúne cerca de 60 sistemas cooperativos de todo o mundo, promovendo as cooperativas dentro da rede da Aliança Internacional das Cooperativas (ACI).

São pautas do trabalho da organização a troca de informações e intercooperação; o auxílio no desenvolvimento de novas cooperativas; estudos e pesquisas sobre temas comuns, como valores cooperativistas, governança e tecnologia; e o apoio a comitês regionais e seus membros. A Cresol é a única instituição cooperativa do Brasil que compõe a ICBA.

Na mesma oportunidade, a Cresol também participou do congresso do Banco Nacional das Cooperativas Limitado de Nepal (NCBI), no qual apresentou o papel das instâncias no Brasil no que se refere a gestão de risco e sustentabilidade.

“A Cresol tem muito para compartilhar e para aprender com os demais membros da ICBA. Levamos nosso modelo de negócio, a nossa experiência de quase 30 anos e trazemos novas formas de trabalhar e de fazer o cooperativismo. A assembleia e o congresso foram exemplos concretos e muito enriquecedores desse intercâmbio”, destacou Alzimiro Thomé.

Sobre a Cresol

Com 28 anos de história, mais de 880 mil cooperados e 800 agências de relacionamento em 19 Estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *