6 estratégias para sua cooperativa de crédito conquistar novos cooperados, por Fernando Morgado

Em um cenário financeiro dinâmico, as cooperativas de crédito desempenham um papel fundamental. Apesar disso, a 6ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa conduzida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), indica a necessidade de aprimorar a visibilidade e a participação dessas instituições no mercado. Nesse sentido, recomendo seis estratégias para que as coops de crédito cresçam ainda mais.

1. Construção de uma forte identidade de marca

Alicerçar uma identidade de marca sólida é essencial para ressaltar os diferenciais das cooperativas de crédito. Isso implica na absorção e execução clara dos valores cooperativistas, que incluem democracia, igualdade e solidariedade. Esses princípios devem refletir-se na programação visual, no tom da comunicação e em todos os pontos de contato com cooperados e profissionais.

2. Comunicação engajadora com cooperados e profissionais

A comunicação eficaz é o elo que une as cooperativas aos cooperados e profissionais do setor financeiro. Além de informar, ela deve transmitir os benefícios dos diferenciais das cooperativas. Ao produzir conteúdo educativo sobre a estrutura cooperativista, os serviços personalizados e os impactos sociais gerados, as cooperativas podem conquistar uma maior compreensão e apoio da sua base de stakeholders.

3. Ampliação das estratégias de mídias digitais

As mídias digitais são essenciais para transmitir os diferenciais das cooperativas de crédito. Além de fornecer informações, as redes sociais e o site da cooperativa podem destacar histórias de sucesso de cooperados, mostrar projetos sociais apoiados e compartilhar depoimentos de membros satisfeitos.

A valorização dos jovens profissionais e das novas gerações de famílias cooperadas ganha destaque nesse contexto, uma vez que eles podem contribuir de forma eficaz na criação dessas estratégias, aproveitando a linguagem e as plataformas digitais mais alinhadas com suas preferências.

4. Parcerias estratégicas e aval de profissionais

O engajamento de especialistas financeiros como embaixadores das cooperativas é uma estratégia que valida os diferenciais e fortalece a reputação. Essas parcerias contribuem para criar conexões entre as coops e os setores financeiro e empresarial, elevando a credibilidade e a percepção positiva no mercado.

5. Investimento em publicidade segmentada

A publicidade direcionada é uma forma eficaz de comunicar os diferenciais das cooperativas a grupos específicos. Campanhas direcionadas aos segmentos que mais se beneficiam das características cooperativistas, como pequenos empresários, produtores rurais, profissionais liberais e jovens em busca de educação financeira, podem ressoar com mais força.

6. Assessoria especializada em comunicação

Contar com a expertise de consultores externos especializados em modelar estratégias de comunicação, enfatizando os diferenciais das cooperativas de crédito. Profissionais experientes podem auxiliar na criação de mensagens impactantes, destacando os valores cooperativistas, personalização de serviços e foco nas necessidades dos cooperados.

As cooperativas de crédito têm a oportunidade de destacar-se no cenário financeiro, capitalizando seus diferenciais únicos. Ao construir uma identidade de marca sólida, enfocar a comunicação engajadora, valorizar as novas gerações e ressaltar os diferenciais, essas instituições podem fortalecer sua presença no mercado, atraindo cooperados e investimentos.

A implementação dessas estratégias orientadas pela singularidade cooperativista permitirá que as cooperativas de crédito alcancem ainda mais destaque e relevância, superando desafios e consolidando seu papel vital na economia e na sociedade.

Fernando Morgado é professor da ESPM, consultor e palestrante

Fonte: mundocoop.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *