Cooperativas celebram o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito

Brasília (16/10) – O Cooperativismo de Crédito é um dos maiores do mundo em número de cooperados (208 milhões) e de cooperativas (27 mil), distribuídos em 103 países. Dados como estes comprovam o quando esse tipo de empreendimento garante inclusão e segurança financeira, além de rentabilidade e serviços com baixo custo. Razões como estas estão os propulsores do reconhecimento deste Ramo. É por isso que, hoje, em todos estes mais de 100 países, é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, ou DICC, como é mais conhecido.

Aqui no Brasil, entretanto, a comemoração está marcada para amanhã, das 16h às 18h, e ocorrerá no auditório Dênio Nogueira, no Banco Central do Brasil. A abertura será realizada pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e pelo Diretor de Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural do Banco Central do Brasil, Sidnei Corrêa Marques.

Os números, aqui no Brasil também chamam atenção e as expectativas para o futuro, segundo o presidente Márcio Freitas, são as melhores. “Atualmente, o cooperativismo de crédito brasileiro responde por 2,5% do Sistema Financeiro Nacional (SFN), mas, vale ressaltar que, em algumas praças, essa participação já chega aos 10%. E a perspectiva é de um crescimento constante, principalmente no total de associados, conforme comportamento registrado nos últimos seis anos, refletido em indicadores divulgados oficialmente pelo Banco Central do Brasil (BCB)”, comenta.

A data será marcada por uma exposição intitulada “Serviço local. Bem global”, tema da celebração deste ano. Poderão ser vistos vídeos institucionais enviados por cooperativas e fotos que contam a história do cooperativismo de crédito no país. Também haverá a apresentação teatral da peça “Todos Juntos Somos Fortes” a ser executada por alunos da Cooperativa Educacional de São Roque de Minas (Instituto Ellos), que conta com o apoio da cooperativa financeira Sicoob Saromcredi.

CELEBRAÇÃO – O evento é anual e celebra o impacto e as realizações do movimento cooperativista onde ele está presente. Dentre as informações que podem ser obtidas no hotsite, destaca-se o papel do segmento na inclusão financeira, congregando 208 milhões de cooperados em 103 países.

Além disso, no mundo todo, são 57 mil cooperativas do Ramo Crédito, que oferecem aos seus integrantes um lugar seguro para aplicar seus recursos e acessar empréstimos e outros serviços a taxas e condições adequadas, bem mais vantajosas que as oferecidas pelos bancos convencionais.

BREVE HISTÓRICO – Desde 1948, o DICC é comemorado anualmente na terceira quinta-feira de outubro e promovido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito. A cada edição, o evento internacional relembra a história de sucesso do cooperativismo de crédito, disseminando os seus diferenciais para toda a sociedade. O tema deste ano – Serviço Local, Bem Global – enfatiza o impacto positivo das cooperativas de crédito não apenas em suas comunidades, mas também ao redor do mundo, como um movimento organizado.

Na data comemorativa, essas instituições irão promover diversas atividades ao redor do mundo e que poderão ser serão partilhadas por meio das redes sociais, como Twitter, Facebook, LinkedIn e YouTube, utilizando a hashtag #ICUDay.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *