Open Finance: Sicredi gera valor aos associados com soluções da Sensedia

O objetivo da parceria foi acelerar os processos de implementação do Open Finance no Sicredi, beneficiando seus 7,5 milhões de associados e as mais de 100 cooperativas de crédito que integram o sistema.

Diante da implementação do Open Finance no Brasil, o Sicredi, instituição financeira cooperativa, decidiu integrar o ecossistema Open desde suas fases iniciais, para gerar oportunidades que facilitem o dia a dia de seus 7,5 milhões de associados e que ampliem o conhecimento do mercado sobre os benefícios oferecidos pelas cooperativas de crédito. Para isso, uniu-se a Sensedia em um projeto de construção e disponibilização da infraestrutura tecnológica necessária.

Presente em todo o Brasil e fundado há mais de 120 anos, atualmente o Sicredi conta com mais de 2,7 mil agências e 105 cooperativas de crédito, que integram o sistema. “Como até então não tínhamos uma infraestrutura direcionada à gestão de APIs, utilizamos a Sensedia como aceleradora para expor nossas APIs para fora dos canais digitais”, explica Paula Daniela Fantinel, Group Product Manager de Open Finance do Sicredi.

Ainda segundo Paula, com o Open Finance, a instituição passou a coletar insights sobre o comportamento financeiro dos associados, inovando rapidamente ao oferecer soluções para atender as suas necessidades específicas. E isso utilizando as informações disponibilizadas, alinhadas aos princípios cooperativistas de apoio mútuo e responsabilidade financeira.

“O impacto dos dados do Open Finance para melhorar na decisão e na oferta de produtos de crédito (qualificação de limites pré-aprovados, ofertas personalizadas e automatizadas), por exemplo, trouxe uma oportunidade para enriquecer a análise financeira e fortalecer o relacionamento com os associados. Além disso, o PFM (sigla em inglês para Gerenciador Financeiro Pessoal) do Sicredi, chamado de Organizador Financeiro pela instituição, passou a permitir ao associado trazer dinheiro de suas outras contas por meio da iniciação de pagamento via Pix, em uma experiência cada vez mais simples, segura e fluida”, completa.

Resultados adicionais

Outra vantagem gerada pela plataforma de Open Finance do Sicredi foi a disponibilização de uma nova experiência de gestão financeira centralizada, com agregação de contas no Organizador Financeiro. Ainda visando o cuidado com a saúde financeira dos associados, foram criados alertas para situações em que acabam entrando no cheque especial em outro banco. O amadurecimento mútuo entre o Sicredi e a Sensedia fortaleceu a parceria estratégica. “Quando a nossa parceria começou, nós não sabíamos quais seriam os desdobramentos do Open Finance. Aprendemos muito e acompanhamos juntos os movimentos do Banco Central. Construímos soluções a fim de atender todos os requisitos regulatórios e estratégicos de negócio que o Sicredi necessitava, e que, ao final, geraram vantagens competitivas evidentes”, diz Natalia Cruz, head de Open Finance da Sensedia.

Resultados

Iniciado em abril de 2021, o projeto com o Sicredi evoluiu em conformidade com cada fase de implantação do Open Finance no Brasil. Como principais resultados, foi contabilizado um aumento de mais de R$ 3,5 milhões de limite de crédito em cartões e mais de R$ 7,3 milhões em crédito aos associados que compartilharam seus dados via Open Finance para ofertas de autoatendimento.

Além disso, após autorização do Banco Central e por meio da solução de ITP (Iniciador de Pagamentos) da Sensedia, o Sicredi também se tornou uma das primeiras instituições financeiras a receber essa autorização e operar como ITP no mercado. Atualmente, a instituição opera com um volume total de mais de 343 mil chamadas nas APIs de pagamento e, desde setembro de 2023, já somou um total de mais de 15 milhões de requisições para APIs entre transmissora e receptora.

“Há muito potencial a explorar e valor a extrair do Open Finance. Temos uma jornada longa e de boas oportunidades para o Sicredi e nossos associados, contemplando evoluções de experiência, uso dos dados e mobilidade de transações de pagamentos”, complementa Paula.

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