Cresol valoriza atuação transformadora do cooperativismo de crédito na sociedade

No Dia Internacional das Cooperativas de Crédito, instituição destaca ações que vão além de soluções financeiras e melhoram a vida de milhões de pessoas

Com presença em 19 estados e mais de 880 mil cooperados em todo o Brasil, a Cresol tem estimulado a atuação transformadora que o cooperativismo de crédito desempenha na sociedade. As ações e projetos vão muito além das soluções financeiras e fazem a diferença na vida de milhões de pessoas em todo o país.

Fortalecer esse viés do cooperativismo é um dos objetivos das comemorações do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC) 2023. A data foi instituída há 75 anos, pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu), e é celebrada sempre na terceira quinta-feira do mês de outubro.

Neste ano, o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito tem como tema “Apoiando pessoas, impulsionando negócios e transformando comunidades”, definido pelo Sistema OCB. Segundo dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2023, o ramo de crédito tem 728 cooperativas, cerca de 9 mil unidades de atendimento, mais de 15,5 milhões de associados e gera quase 100 mil empregos diretos no Brasil.

O presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, valoriza a presença local das cooperativas e a construção de relações de cooperação e confiança com as comunidades. “A proposta de valor do cooperativismo da Cresol é a forte presença nas comunidades onde está inserida, estabelecendo uma excelente relação de confiança com as pessoas”.

Pensar no negócio e nas pessoas

Gerar desenvolvimento dos cooperados, de seus empreendimentos e da comunidade é um direcionamento que está presente na missão da Cresol, por isso, pensar no negócio também é pensar nas pessoas. “A inovação na Cresol acontece em resposta às necessidades financeiras dos cooperados, transformando-as em serviços que geram valor agregado. A cooperativa busca promover a educação financeira e a consultoria financeira, colocando em prática o conceito de cuidado com o cooperado”, destaca Pablo Guancino, diretor de Negócios da Cresol Confederação.

E é por meio de um relacionamento próximo e personalizado que esse cuidado acontece, preparando os mais de 8 mil colaboradores para a manutenção da essência cooperativista no atendimento de qualidade aos cooperados. “Os nossos desafios incluem desde o cuidar bem dos cooperados até atrair novos membros, além de tomar decisões assertivas sobre os investimentos em pessoas, processos e tecnologia”, acrescenta o diretor.

Ações que vão além das soluções financeiras

As cooperativas financeiras têm papel fundamental para o desenvolvimento socioeconômico, por oferecer seus serviços financeiros de forma mais inclusiva e, sobretudo, por promover ações e projetos que atendem a comunidade em diversas frentes. “Nós temos foco no desenvolvimento do cooperado e da comunidade, princípios cooperativistas que valorizam resultados coletivos e o crescimento para todos”.

A Cresol contribui para o desenvolvimento econômico das regiões onde atua por meio de suas operações, que formam um ciclo local de investimentos e geração de renda. Além disso, realiza ações via Fundo Social que impactam positivamente a vida das pessoas.

Em 2023, cerca de 35 mil crianças e jovens participam dos projetos educacionais da Cresol, como “Mesadinha e sua Turma” e “Um Olhar para o Futuro”. Outros programas, como “Juventude Conectada”, “Potencializa Elas” e “Parcerias Cresol”, também difundem o cooperativismo e fortalecem o posicionamento da Cresol, impactando jovens e mulheres.

Sobre a Cresol

Com 28 anos de história, mais de 880 mil cooperados e 800 agências de relacionamento em 19 Estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *