O Cooperativismo caminha lado a lado com a Sustentabilidade, por Emerson Irion de Oliveira

Julho abre o segundo semestre do calendário anual com a celebração do Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado sempre no primeiro sábado do mês. Esta data é muito representativa e ainda mais em 2023, quando iniciamos o segundo século desta linda história, que começa lá em 1923, quando a data foi instituída pelo Congresso da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), com o objetivo de chamar atenção para os ideais e a eficiência econômica do sistema cooperativo.

Triunfante, ao longo deste século, o cooperativismo consolidou-se pelo mundo. De acordo com a Federação Internacional de Cooperativas e Seguros Mútuos (ICMF), em 2019, havia 1,2 bilhão de cooperados o redor do planeta reunidos em mais de três milhões de cooperativas. Estas geram cerca de 280 milhões de empregos globalmente, o que representa 10% do mercado formal e 4% de toda a população mundial.

Porém, não apenas de história vive o cooperativismo. É preciso olhar para as questões do presente. Não por coincidência em um ano tão especial para o sistema o tema escolhido para marcar o Dia Internacional do Cooperativismo foi “Cooperativas para o desenvolvimento sustentável”. Sustentabilidade, aliás, que faz parte da história da Unicred Central Geração. Atualmente, nossas agências estão sendo baseadas em um novo conceito. Um exemplo disso é a de Uruguaiana, na região da Fronteira gaúcha. Inaugurada em 2019, a unidade é hoje, ao lado de mais algumas outras do sistema, um modelo quando se trata da letra E do ESG (Environmental, Social and Governance), contando com projetor fotovoltaico, telhado verde, arborização, espaço de descompressão e bike point.
As unidades gaúchas, inclusive, fazem parte do mapa de eletropostos do Rio Grande do Sul, em movimento que estamos ampliando para outros locais do Brasil, como ocorreu com a inauguração em Goiânia, em 2022. Os postos de carregamento para carros elétricos ou híbridos, futuro mais do que presente para a logística mundial, ficam disponíveis gratuitamente para a comunidade.

Além disso, a Unicred fomenta iniciativas através da viabilização de linhas de crédito sustentável, voltadas para custear em totalidade projetos do gênero, proporcionando pagamentos a longo prazo e com taxas de juros justas, conforme necessidade do cooperado e de seus objetivos. Também há projetos como o Semear, cujo objetivo é sensibilizar a população para a importância da consciência às causas que refletem na educação ambiental e cultural; o Unibem, ação que busca formação, mentoria e captação para projetos locais idealizados por microempreendedores individuais (MEI) e microempresas (ME); o Batalhão do Bem, que busca ressignificar, a partir da ótica da economia circular, o processo de transformação e reaproveitamento dos resíduos descartados pelo 4° Batalhão Logístico, a partir da doação de fardas e vestimentas não mais utilizadas pelos militares; e o projeto Energia Solar, da Unicred Integração, que viabilizou a construção de duas usinas fotovoltaicas voltadas para a captação de energia exclusiva para uso em suas Unidades de Negócios, gerando uma economia de cerca de R$ 5 milhões.

Assim como para o Cooperativismo como um todo, a sustentabilidade faz parte de nossa história, sendo, inclusive, um dos motes da nossa campanha institucional Futuro Próspero, que conta com prêmios pensados para gerar experiências sustentáveis e menor impacto ambiental ao planeta. Por isso, manteremos permanentemente nossos olhos abertos a novos horizontes e tendências. Seguiremos dedicados a oferecer sempre mais aos nossos cooperados e parceiros, demonstrando continuamente que ser sustentável é uma escolha não apenas do Sistema Unicred, mas uma necessidade para toda a sociedade.

Emerson Irion de Oliveira – Diretor de Desenvolvimento e Negócios da Unicred Central Geração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *