Memorial Amstad é reinaugurado e aberto à visitação em Nova Petrópolis

Inaugurado em 1953, o prédio da Caixa Rural, em Nova Petrópolis, chega aos 70 anos renovado. A Sicredi Pioneira realizou a entrega das obras de restauração do local nesta terça-feira (23/05). Patrimônio histórico-cultural do município, o prédio é um dos marcos do cooperativismo local, acolhendo a sede da Casa Cooperativa, a agência da Sicredi Pioneira e o Memorial Amstad, que foi reinaugurado e está aberto ao público.

Os trabalhos de revitalização começaram em 2018, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, por meio de parceria entre Sicredi Pioneira, Cooperativa Piá e Cooperativa Aliança. Agora, o espaço passa a ser gerido pela Casa Cooperativa Nova Petrópolis. O local retoma as origens do cooperativismo de crédito no Brasil, que tomou forma há 120 anos, na localidade de Linha Imperial (hoje Nova Petrópolis), sob liderança do padre suíço Theodor Amstad, patrono do cooperativismo brasileiro.

No memorial dedicado a ele, dentro do prédio da Caixa Rural, o visitante conhecerá o Patagônia, navio a vapor que trouxe Padre Amstad para o Brasil. Também verá o primeiro cofre da primeira instituição financeira privada do país, terá a oportunidade de interagir com diferentes formas de tecnologia e até ouvir o patrono contar a sua história, por meio de tecnologia inédita no Brasil, vinda da Áustria. O espaço apresenta de forma criativa a história dos fundadores da primeira cooperativa de crédito da América Latina.

Durante o evento, a presidente do Conselho de Administração da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, Heloisa Helena Lopes, salientou a emoção desta entrega. “O principal concorrente do cooperativismo é o desconhecimento. O que podemos fazer para levar às pessoas a grande mudança que o cooperativismo faz? Nesse caminho, trazemos a teoria, mas também a vivência. As pessoas que vêm aqui vivenciam o cooperativismo e saem transformadas. Quando se transformam, podem mudar sua realidade”, reforçou.

Conforme Heloísa, a mudança mais significativa na Casa Cooperativa ocorreu há dois anos, quando foi feita a ressignificação do espaço. “Casa é onde nos sentimos bem. Aqui é a Casa Cooperativa, a casa de todas elas. Ela tem um novo conselho de administração, do qual fazem parte várias cooperativas, e será a grande promotora do cooperativismo no Brasil, realizando eventos, cursos e intercâmbio cooperativista. Nossa missão é levar essa história adiante e trazer as histórias de outras cooperativas para cá, num local de excelência, diminuindo o desconhecimento”, destacou.

Presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira, Tiago Schmidt fez um agradecimento especial às pessoas que incentivaram que a Casa Rural fosse preservada e colaboraram com o acervo do Memorial. Conforme ele, o local conta inclusive com uma peça vinda da Suíça, da cidade natal do padre Amstad. “A Casa Cooperativa vai dar ao cooperativismo a notoriedade que ele merece. A cooperativa não é dos donos. O que ela faz e o que ela entrega vai muito além de um proprietário. O que estamos fazendo é para a sociedade, para a comunidade e as gerações futuras”, declarou.

Fomento ao turismo

A Linha Imperial, localidade de Nova Petrópolis, é tida como o maior sítio histórico do cooperativismo no mundo e está recebendo investimentos da Sicredi Pioneira e da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis com o objetivo de potencializar a educação, a história e o turismo, por meio do cooperativismo. Mais de 4 mil pessoas por ano visitam o local.

Casa Cooperativa: Caixa Rural e Memorial Amstad

A Casa Cooperativa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo promover o cooperativismo por meio da educação. A sede da entidade está localizada no prédio da Caixa Rural na comunidade de Linha Imperial, conhecida como Berço do Cooperativismo, na cidade de Nova Petrópolis, Capital Nacional do Cooperativismo no Brasil. No local, também está disponível o Memorial Amstad.

Horários de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 12h
Agendamentos de grupos: pelo site https://www.casacooperativa.com.br/
Localização: Rua José Otto Neumann, 430, Linha Imperial – Nova Petrópolis/RS

1 comentário

  1. Parabéns a todos que contribuíram pela restauração e preservação da Caixa Rural e Memorial Amstad, em especial dirigentes do Sicredi Pioneira e da Casa Cooperativa. Com isso, é dada especial contribuição para a história do cooperativismo de crédito no Brasil. E parabéns ao Márcio Port por compartilhar a informação por meio do Portal do Cooperativismo Financeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *