Nacional: cinco provas de que o cooperativismo financeiro muda vidas

Aqueles que buscam por melhores taxas em serviços financeiros, uma alternativa interessante é procurar uma cooperativa financeira, como o Sicoob.

O Sicoob mais de 6 milhões de cooperados distribuídos por todo o país com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas e suas comunidades.

Mas o que é o cooperativismo financeiro e como funciona? Neste artigo, explicaremos o conceito e ainda mostraremos 5 vantagens de se associar a uma cooperativa financeira. Confira!

O que é cooperativismo financeiro?

Uma cooperativa financeira nada mais é do que uma instituição que oferece produtos e serviços financeiros, assim como os bancos, porém com muito mais vantagens para seus cooperados, pois nas cooperativas a administração, ou a gestão dos recursos, é feita por todo o grupo de pessoas que faz parte e é associado da instituição.

A primeira impressão é de que bancos e cooperativas financeiras são iguais. Afinal, ambos oferecem aquilo que se espera de uma instituição financeira, como crédito, conta corrente, investimentos, entre outros produtos e serviços.

Contudo, uma das principais diferenças entre bancos e cooperativas é a sua finalidade. Enquanto os bancos visam o lucro, as cooperativas desenvolvem atividades econômicas e prestam esses serviços com outros objetivos.

Lembra que mencionamos que em uma cooperativa as pessoas são donas e usuárias? Isso significa que os resultados anuais da organização são distribuídos entre os cooperados proporcionalmente à sua participação na cooperativa. Ou seja, todos se beneficiam de maneira justa e transparente!

Assista: Tudo o que você precisa saber sobre cooperativismo financeiro

Como funciona uma cooperativa financeira?

Uma cooperativa financeira é uma associação formada por pessoas para prestar serviços financeiros aos seus cooperados.

Atualmente, ela disponibiliza praticamente todas as soluções financeiras, além da vantagem de juros e taxas mais justas do que é possível encontrar no mercado tradicional.

Ler mais: Principais diferenças entre bancos e cooperativas financeiras

Além disso, ao se associar a uma cooperativa, os cooperados participam da gestão e tomada de decisões sobre o futuro da cooperativa e até mesmo das sobras anuais, que é o montante financeiro que não é utilizado no ano e pode ser dividido de forma proporcional entre os cooperados.

Uma cooperativa financeira, como o Sicoob, atua sob supervisão do Banco Central, que autoriza esse modelo de negócio.

Além disso, ao se tornar um cooperado, o seu investimento estará protegido pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). A função do FGCoop é assegurar e igualar as condições de competitividade das cooperativas financeiras com os bancos tradicionais.

As cooperativas financeiras também estão inseridas na legislação e regulamentação aplicáveis aos bancos.

Por fim, existe uma iniciativa do Banco Central em estimular o setor até o final de 2022. Entre as ações estão:

  • O incremento de 8% para 20% de participação das cooperativas no volume de crédito concedido no Sistema Financeiro Nacional (SFN).
  • Maior acesso ao crédito para cooperados com renda de até 10 salários-mínimos.

Agora que você já sabe o conceito e funcionamento de uma cooperativa financeira, está na hora de entender quais os seus benefícios e por que vale a pena se associar a uma delas!

5 vantagens do cooperativismo financeiro

São muitas as vantagens de fazer parte de uma cooperativa financeira, mas decidimos separar as 5 maiores. Confira!

1. Serviços financeiros mais acessíveis, rentáveis e seguros

Nas cooperativas financeiras, as taxas cobradas pelos serviços financeiros são mais baixas do que as de um banco tradicional.

Não podemos deixar de citar que o Bacen incentiva o sistema cooperativo brasileiro, e é por isso que, muitas vezes, você conseguirá encontrar taxas menores do que os bancos comerciais, sem falar do serviço mais humanizado. Uma vez que o propósito do nosso sistema é diferente do propósito dos bancos, apesar de fornecerem os mesmo serviços.

Também há linhas de financiamento mais flexíveis nas cooperativas, permitindo que o pagamento de um empréstimo, por exemplo, tenha parcelas que se encaixem nas condições financeiras do cooperado. É uma ótima opção para quem precisa empreender ou um dinheiro extra para organizar o planejamento familiar.

Além de oferecer serviços financeiros com taxas mais acessíveis, os investimentos realizados via cooperativa financeira são bastante seguros, já que contam com a fiscalização do Banco Central e são garantidos pelo FGCoop.

O   do Cooperativismo de Crédito foi criado para fortalecer o cooperativismo e funciona como um seguro. Cada cooperado tem direito a até R$250 mil garantidos em depósitos e investimentos.

Por fim, todo o resultado financeiro anual de uma cooperativa ainda passa por auditorias externas e é divulgado com transparência aos cooperados.

2. Participação dos resultados entre os cooperados

Por não visarem o lucro, as cooperativas financeiras são isentas de alguns impostos, o que pode aumentar as sobras da instituição.

Como os cooperados também são sócios da instituição, eles têm direito a receber parte dos resultados financeiros alcançados. Essa quantia é repassada proporcionalmente às cotas-capital e à movimentação financeira de cada cooperado.

Mas o que é cota de participação? Bom, tal cota (também chamada cota-parte) é o valor inicial que você investe ao se associar a uma cooperativa.

Imagine que você abrirá uma empresa e, para isso, precisa de um capital social, ou seja, uma quantia para iniciar esse negócio. É a mesma lógica no cooperativismo. Você se torna dono da instituição, portanto, compra uma cota-capital. Quanto mais cotas-capital uma cooperativa tiver, maior será o capital social desta cooperativa.

Outro detalhe interessante é que a repartição das sobras difere de acordo com as movimentações financeiras e quantas cotas-parte o cooperado possui na instituição. Logo, é uma relação de ganha-ganha: quem movimenta mais, recebe mais. Simples assim.

Leia: Entenda como acontece a distribuição das sobras em uma cooperativa financeira!

3. Atendimento diferenciado

Não importa se você vive no campo ou na cidade. Se você tem uma conta física ou jurídica. Em uma cooperativa financeira você é dono do negócio, portanto, ao contratar um serviço, será tratado como tal.

O atendimento é diferenciado e mais humanizado, pois as ofertas financeiras visam atender às suas necessidades no momento. Há toda uma prática em entender a origem do cliente, seus desafios e como é a realidade que ele enfrenta ao seu redor.

O intuito de uma cooperativa financeira é fazer o melhor para o seu cooperado e a comunidade em que ele vive. É esse um dos principais motivos que você encontra um ponto de atendimento do Sicoob, por exemplo, em cidades menores, nas quais não estão presentes as grandes redes bancárias.

4. Gestão democrática

Tem uma máxima no cooperativismo que é: “uma pessoa, um voto”. Na prática, isso significa que todos os cooperados têm voz, independentemente da quantidade de cotas adquiridas. Portanto, participam das tomadas de decisão da administração.

A gestão democrática acontece nas assembleias anuais. Nesses encontros, é feita a prestação de contas da instituição e são discutidos todos os rumos da administração. Há um diálogo e os cooperados podem sugerir e criticar os tópicos em pauta. A decisão da maioria é a que é aplicada.

As cooperativas do Sicoob, por exemplo, estão constantemente se atualizando para facilitar o acesso dos cooperados às assembleias para que eles possam exercer seu direito de participar democraticamente da tomada de decisões. Inicialmente, os votos eram impressos e, atualmente, já é possível votar pelo aplicativo Sicoob Moob. Além disso, é possível assistir às assembleias e acompanhar a marcação das reuniões pelo próprio aplicativo.

Além de trazer praticidade, fez com que o processo se tornasse mais sustentável e garantiu o selo ESG (Meio ambiente, Social e Governamental, em tradução livre) ao Sicoob.

Veja: Como acontece a participação dos cooperados!

5. Comprometimento com a comunidade

Em uma cooperativa financeira não apenas o cooperado é beneficiado, mas toda a comunidade na qual ele está inserido. Afinal, um dos princípios do cooperativismo é o desenvolvimento socioeconômico local. Foi essa a sua origem, em 1884, ainda na Inglaterra.

Por isso, o benefício do cooperativismo vai além do ganho financeiro do cooperado. Na maioria das vezes, ele se converte em cursos de capacitação, palestras e outras atividades educacionais.

Seja qual for a estratégia, o importante é promover o crescimento coletivo.

Um exemplo é a comunidade no Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Com a abertura de uma unidade do Sicoob na região, mais de 150 mil pessoas tiveram acesso a uma instituição financeira.

Além disso, a novidade impulsionou o comércio local por meio da educação financeira dos empreendedores e ainda gerou emprego e renda com a contratação de pessoas que moravam na região para trabalhar na instituição.

Outro caso de sucesso é o Instituto Sicoob. Ele visa a difusão da cultura cooperativista e contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável em todo país.

O Instituto possui três eixos de atuação:

Cooperativismo e Empreendedorismo
Tem como objetivo a difusão da cultura e valores cooperativistas e disseminam os princípios de democracia, solidariedade e autonomia. Além disso, trabalha nos seus programas o espírito empreendedor e de cooperação entre os diversos públicos envolvidos.

Cidadania Financeira
Para disseminar educação financeira desde a infância, os voluntários do Instituto Sicoob orientam e repassam conceitos para crianças de todo o Brasil. Deste modo, elas têm contato com conceitos e práticas saudáveis em relação ao dinheiro, bem como fortalecem ações de autodisciplina e controle de orçamento.

Desenvolvimento Sustentável
Atua com programas e projetos que estimulam e fomentam o desenvolvimento de uma sociedade sustentável por meio da educação, formação, cooperação e participação ativa de diversos atores sociais. Este eixo também promove iniciativas que contribuem para a construção de soluções coletivas que promovem o bem comum e o desenvolvimento sustentável.

Fonte: conexaosafra.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *