História e propósito do cooperativismo

FNCC celebra o DICC 2022 em ação intercooperativa com Cooperativa Coletiva

Federação abre espaço para a Cooperativa palestrar sobre a importância do cooperativismo na sociedade

No dia 20 de outubro foi comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC) 2022. A FNCC – Federação Nacional das Cooperativas de Crédito, apostou na intercooperação para celebrar a data.

A Federação promoveu a palestra “Quando um cooperado evolui, toda a sociedade evolui”, ministrada pela Maíra Santiago, Diretora-Presidente da Cooperativa Coletiva. O evento foi em formato online e contou com 93 inscritos.

Além de dar destaque para a intercooperação, com esse evento, a FNCC também promoveu uma ação social. A cada inscrito na palestra 1kg de alimento foi doado para o Programa Acolher, que atua desde 2016 fornecendo apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Importância do DICC

“Celebrar o 74° Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito intercooperando com a FNCC foi uma experiência muito positiva. Como cooperativista, atuante em uma cooperativa do ramo trabalho – a Cooperativa Coletiva, de educação corporativa; e associada a uma cooperativa financeira, é muito gratificante fortalecer coletivamente a nossa essência em momentos de partilha como estes”, declara a palestrante Maíra Santiago.

Ela destaca que mesmo tendo aproximadamente 180 anos, o movimento cooperativista é vanguardista. Por isso, é preciso que cada vez mais as pessoas se apropriem dessa potência.

Isso porque, esse movimento é capaz de gerar inclusão financeira, amplifica a cidadania, provoca melhoria na qualidade de vida e expansão da consciência de que a humanidade é uma só.

“Descobri que sou totalmente leiga no assunto, sou cooperada há quase 8 anos e nunca aproveitei dos serviços da cooperativa por não ter conhecimento das possibilidades. Fiquei com vontade de aprender mais sobre o assunto”, declara Ledymar Machado, associada da Credi Nestlé.

Intercooperação em foco

“Muito gratificante participar de um evento no qual dois ramos, o de crédito e o de trabalho educacional, se uniram para disseminar a importância do cooperativismo, praticando assim, o princípio da intercooperação, e ao mesmo tempo, realizando uma ação social. Inspirado no tema da palestra ‘Quando um cooperado evolui, toda a sociedade evolui’, segue uma reflexão: quanto mais os ramos se unirem, mais o cooperativismo evoluirá”, destaca o Superintendente da FNCC, Marcelo Cárfora.

Maíra Santiago ainda reforça que “nosso empoderamento é capaz de gerar frutos nutritivos e colheita farta a todos que efetivamente fazem parte. Nas palavras de Guimarães Rosa: ‘a colheita é comum, mas o capinar é sozinho’. Façamos, com entusiasmo, nossa parte para a evolução da sociedade”.

Serviço

A FNCC é uma Federação formada para representar suas cooperativas associadas, junto aos órgãos governamentais, instituições financeiras e todo o segmento de cooperativismo de crédito. Mediante uma gestão participativa e transparente, atenta às necessidades e peculiaridades de suas associadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *