cooperativas de crédito entre as melhores empresas para se trabalhar

Cooperativas estão entre as melhores instituições financeiras para se trabalhar

GPTW reconheceu cooperativas de crédito entre as melhores empresas para se trabalhar

Na mais completa avaliação sobre o ambiente de trabalho em empresas do setor financeiro, ESG e Saúde emocional ganham protagonismo.

A agenda ESG é hoje um dos pilares do mercado. Trabalhar as três esferas, ou seja, ambiental, social e governamental – passou a ser um processo vital para a longevidade das organizações. Adequar-se a essas pautas não apenas muda o olhar do público sobre a empresa, mas também a capacidade do negócio obter recursos no mercado.

Pessoas no centro dos negócios

A importância de colocar as pessoas no centro dos negócios ficou em evidência durante a entrega do prêmio Great Place to Work (GPTW) Instituições Financeiras 2022, realizado nesta semana. Na ocasião, foram premiadas 50 empresas, em cinco categorias, a saber: bancos, cooperativas de crédito, financeiras, seguradoras e serviços financeiros. Elas se destacaram entre as 164 inscritas que somam 329.536 funcionários.

Nesta edição, o ESG demonstrou uma importância ímpar. Essa preocupação com as práticas dos negócios, que vem sendo observada de forma cada vez mais ampla, faz parte do dia a dia das organizações. Olhar para dentro da organização, ou seja, para a forma como os colaboradores são tratados, tornou-se fator para a tomada de decisão no processo de investimento em empresas.

Para o sócio-diretor de relacionamento do GPTW, Victor Garcia, o fato de o ambiente de trabalho ter se tornado um critério de investimento demonstra que a sustentabilidade das empresas envolve um olhar genuíno para cada colaborador. “Estamos falando de inclusão e de desenvolvimento”, disse Garcia. “As pessoas querem trabalhar onde sintam-se cuidadas.”

Além disso, a saúde emocional foi outro tópico ressaltado pelo GPTW 2022. Pela primeira vez nos quatro anos da premiação Instituições Financeiras foi incluída uma análise específica desse fator. “Novas habilidades e competências estão sendo exigidas dos líderes e uma delas é a compreensão da saúde emocional”, afirmou Garcia. Para medir essa capacidade, o GPTW fez uma parceria com a Jungle Medical Science, empresa criada por médicos para levar o tema às organizações.

Cooperativas de crédito entre as melhores empresas para se trabalhar

Conectadas a esse propósito que leva em consideração a percepção do público e do colaborador, as cooperativas tem sido um expoente do movimento que o mercado observa, sendo exemplo para outros modelos de negócio. Em entrevista à imprensa, a gerente de Gente, Cultura e Comunicação na Viacredi, Leticia Liene Pasold, destacou como o tema se apresenta na cooperativa. “Nossa cultura busca a valorização, a inclusão e a felicidade das pessoas, além de estimular o protagonismo de todos”, frisou.

Do mesmo modo que a Viacredi, que figurou no primeiro lugar na categoria Cooperativas de Crédito, também se destacaram neste ano a Cresol e Sicredi, dois grandes sistemas do ramo crédito no Brasil. Entre as cooperativas de porte médio, as posições de destaque ficaram com o Sicoob Metropolitano, a Cooperativa de Crédito Cocred, Sicoob Engecred – Regional Goiás e a Viacredi Alto Vale. Entre as de pequeno porte, o grande destaque foi a Cooperativa de Crédito Crediluz – Sicoob Crediluz.

O prêmio Great Place to Work (GPTW) Instituições Financeiras acontece anualmente, e ainda reconhece as melhores instituições nas categorias Banco, Financeira, Serviços Financeiros e Seguradoras.

Por Redação MundoCoop, com informações de IstoÉ Dinheiro

Fonte: mundocoop.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *