Instituto Unicred RS apresenta Programa Unibem para estimular o cooperativismo e a sustentabilidade

Novo programa visa apoiar ações locais idealizadas por microempreendedores individuais e microempresas.
Projeto piloto ocorre em Santo Ângelo (RS).

Dedicado a fomentar projetos de relevância voltados ao cooperativismo e sustentabilidade, o Instituto Unicred RS apresenta o Programa Unibem, que visa apoiar e viabilizar financeiramente ações de projetos locais idealizados por microempreendedores individuais (MEI) e microempresas (ME). O projeto piloto ocorre em Santo Ângelo com a instituição Ecos do Verde – Associação de Reciclagem e Educação Ambiental, com lançamento oficial dia 8 de setembro, beneficiando diretamente 50 pessoas.

Motivado pelo sétimo princípio cooperativista, que visa estimular ações de interesse pelas comunidades em que está inserido, o Instituto Unicred RS – braço social da instituição financeira cooperativa Unicred Central RS – introduz o Programa Unibem como uma forma de estimular a cooperação de forma sistêmica e incentivar a criação de novos projetos voltados para o desenvolvimento sustentável e em apoio às comunidades locais.

Como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e sem fins lucrativos, o Instituto Unicred RS contará com cooperativas parceiras para o desenvolvimento dos projetos inscritos no Programa Unibem. O primeiro deles ocorre com a adesão da Unicred Eleva, que possui sede em Santo Ângelo e visa apoiar a instituição local Ecos do Verde – que atua com reciclagem e ações de conscientização ambiental.

O objetivo principal do projeto piloto é o de atendimento às necessidades apresentadas pela Ecos do Verde, com foco na sustentabilidade e redução de consumo de energia elétrica, por meio da viabilidade na instalação de painéis de energia solar para as áreas de produção e na melhoria das condições de trabalho de seus cooperados, a partir de uma reforma na estrutura física da área do refeitório.

Para o Dr. Paulo Abreu Barcellos, Presidente do Instituto Unicred RS, o Projeto Unibem nasce do propósito de ter uma instituição sustentável, inovadora e transparente: “Colocando o sétimo princípio do cooperativismo em prática, de forma escalável e transformadora, buscaremos apoio para execução de projetos que, além de desenvolver as comunidades em que estamos inseridos, vão promover a sustentabilidade e a qualidade de vida, tudo isso gerando renda para os envolvidos”, declara.

O lançamento oficial do Programa Unibem e seu projeto piloto ocorrerá oficialmente dia 8 de setembro, às 16h, na Central de Triagem da Associação Ecos do Verde, localizada no Aterro Controlado Municipal, em Santo Ângelo. Na ocasião, estarão presentes representantes do Instituto Unicred RS, da Unicred Eleva, cooperados e dirigentes da Associação Ecos do Verde e outros convidados para o momento solene. Para o Dr. Paulo Moro, Presidente da Unicred Eleva, apoiar uma iniciativa como esta reflete a essência do cooperativismo: “Atravessamos períodos desafiadores, como com a pandemia e crises financeiras, expondo a fragilidade de comunidades inteiras. Uma iniciativa como o Projeto Unibem vai além da assistência imediata, criando e estimulando meios de gerar renda e ampliar o alcance do cooperativismo e da sustentabilidade”, finaliza.

Para participar do Programa Unibem, microempreendedores individuais (MEI) e microempresas (ME) de todas as regiões de abrangência do Sistema Unicred RS podem inscrever seus projetos diretamente com o Instituto Unicred RS. As etapas do projeto, após a avaliação das inscrições e seleção dos contemplados, incluem capacitação, reuniões de acompanhamento, mentoria, certificação, financiamento e premiação.

Para outras informações sobre as ações do Instituto Unicred RS e para conhecer mais sobre sua atuação como o braço social da Unicred, é possível acessar https://institutounicredrs.com.br/institutors/.

Sobre o Instituto Unicred RS

O Instituto Unicred RS é Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, com finalidade específica de fomentar projetos de relevância, impacto e mérito que sejam implantados em conjunto com as cooperativas singulares e parceiros, promovendo prosperidade nas comunidades de atuação do Sistema Unicred. #somoscoop

Sobre a Unicred RS

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. O Sistema Unicred RS possui 11 cooperativas e 88 pontos de atendimento que representam 71 mil cooperados, R$ 6,1 bilhões de ativos e 3,9 bilhões na carteira de crédito. Para mais informações, acesse www.unicred.com.br/centralrs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *