Por que investir seu dinheiro em uma cooperativa de crédito?

Economista-chefe da Cresol aponta que o momento é positivo para investir e reforça a importância de definir claramente o objetivo antes de definir a melhor estratégia.

Consolidada como uma das maiores instituições financeiras cooperativas do Brasil, com mais de 26 anos de trajetória, a Cresol se destaca com as suas linhas de crédito para pessoa física, pequenos e médios empreendedores, inclusive com uma forte presença no setor do agronegócio. Mas além das linhas de crédito, a cooperativa também pode ser uma opção rentável para investidores.

A Cresol possui diferentes produtos para atender variados perfis. Um dos grandes diferenciais da cooperativa de crédito é o suporte ao cooperado na identificação do perfil de investidor e quais são seus objetivos, para a partir daí sugerir as soluções mais indicadas para atender suas expectativas.

De modo geral, a Cresol conta com investimentos para perfis mais conservadores, com baixo risco, sendo mais seguros e rentáveis. Além disso, o cooperado ainda tem o adicional de poder participar da distribuição dos resultados, em forma de juros ao seu capital social e também das sobras do exercício.

Em pesquisa realizada no ano passado nas cooperativas do Sistema, 50% dos sócios ouvidos guardam dinheiro para uma reserva de emergência, enquanto 25% pensam na independência financeira no futuro.

A economista-chefe da Cresol, Patrícia Palermo, avalia que apesar do atual cenário econômico conturbado, o momento é positivo para quem tem dinheiro para aplicar. Principalmente para aqueles que são mais conservadores nas suas estratégias de investimento.

“A taxa de juros básica da economia que estava em 2,0% a.a. no ano passado, hoje é de 12,75% a.a., e a expectativa é de subir ainda mais. Se no passado recente, para conseguir um pouco de rentabilidade, o brasileiro tinha que assumir mais riscos, atualmente a renda fixa volta a ser uma alternativa bastante atrativa e com riscos reduzidos”.

E mesmo com o momento sendo favorável, a economista reforça que ao formar sua carteira, é primordial antes levar em consideração quais são seus objetivos. “Para uma reserva de emergência, o investidor precisa priorizar a liquidez. Para um plano de mais longo prazo, além de poder assumir mais risco, também é possível contemplar aplicações com carências maiores.”

Assim como as demais instituições financeiras, entre os principais tipos de investimentos disponibilizados pela Cresol está a poupança, RDC e previdência privada. Como diferencial no cooperativismo há a Cota Capital, modalidade que permite participação do cooperado no negócio e garante retorno nas remunerações.

Sobre a Cresol

Com 26 anos de história, mais de 700 mil cooperados e 690 agências de relacionamento em 17 estados, a Cresol é uma instituição financeira que está se consolidando entre as principais cooperativas financeiras do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. Em 2021, a cooperativa encerrou o ano com R$ 16,8 bilhões em ativos e destacou sua solidez entre as instituições financeiras cooperativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *