Programa de educação do Sicredi chega ao estado do Rio de Janeiro

19Principal iniciativa de responsabilidade social da instituição financeira cooperativa, Programa A União Faz a Vida (PUFV) já beneficiou mais de três milhões de crianças e adolescentes em todo o país

Promover um modelo de educação baseado nos conceitos de cooperação e cidadania. Com essa motivação, o Sicredi está implementando o Programa a União Faz a Vida (PUFV) no estado do Rio de Janeiro. A principal iniciativa de responsabilidade social da instituição financeira cooperativa chega a Lídice, distrito do município de Rio Claro, no Sul Fluminense. Com a novidade, os centros de educação infantil e escolas parceiras poderão atuar com a metodologia de projetos desenvolvida pelo programa que atua na formação continuada de professores de escolas parceiras.

O programa que já impactou mais de três milhões de crianças e adolescentes em todo o Brasil chega pela primeira vez ao estado do Rio de Janeiro pela iniciativa da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, umas das 108 cooperativas do sistema, presente em mais de 60 municípios dos três estados. “Estamos orgulhosos em firmar essa parceria com o município e expandir o programa que representa a importância dos valores cooperativistas e poder agregar à educação infantil, fazendo a diferença na vida das pessoas que estarão envolvidas diretamente com o programa”, afirma o presidente da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, Aldo Dagostim.

O evento de lançamento, realizado no Centro Cultural de Lídice, na última segunda-feira (13), contou com a presença do prefeito do município de Rio Claro, José Osmar de Almeida, o vice-prefeito, Babton Biondi, a secretária de Educação, Ana Paula da Silva e outras autoridades. “Por meio desse programa, que já é desenvolvido em diversos municípios do nosso país e que agora chega ao estado do Rio de Janeiro por Rio Claro, nossos alunos e professores vão receber capacitação e acompanhamento pedagógico com o objetivo de desenvolver cidadania e cooperação com atividades práticas. É uma ação que vai fortalecer a educação do município, algo bom para todos, pois é por meio da educação que vamos conseguir as transformações que queremos”, afirmou a secretária de Educação.

Programa A União Faz a Vida

O Programa A União Faz a Vida iniciou suas atividades em 1995, no município de Santo Cristo, interior do Rio Grande do Sul, e atualmente é realizado em 2,6 mil escolas de 475 municípios de todo o Brasil. O programa atua para despertar a essência do cooperativismo e contribuir para formar uma sociedade mais colaborativa, ética e empreendedora. O sucesso da iniciativa está aliado ao engajamento de vários integrantes da rede de compromisso formada pelo Sicredi, educadores, assessoria pedagógica, parceiros, apoiadores e gestores das escolas.

Nas escolas parceiras, a vivência da metodologia coloca o aluno como protagonista no processo de aprendizagem por meio das “expedições investigativas”, que são o ponto de partida para a definição dos temas dos projetos cooperativos. Os educadores formulam questões que orientam a visita ao território da investigação e os estudantes vão para a comunidade para observar, experimentar e descobrir o ambiente à sua volta. Após a expedição, os alunos definem, democraticamente, o projeto a ser realizado, escolhendo o tema sobre o qual querem conhecer mais.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *