ACI lança 10ª edição do World Cooperative Monitor

A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) acaba de lançar a 10ª edição do relatório World Cooperative Monitor (WCM), que explora o impacto econômico e social das maiores cooperativas em todo o mundo, fornecendo uma classificação das 300 melhores. A publicação destaca as ações das coops no combate e na recuperação das comunidades quanto aos impactos decorrentes da pandemia da Covid-19, bem como elas estão buscando o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

300 Maiores por Volume de Negócios

A distribuição geográfica das 300 maiores cooperativas por volume de negócios contempla 159 cooperativas da Europa, 95 das Américas e 46 da Ásia e Oceania. Os países com o maior número de cooperativas são: Estados Unidos (75), França (35), Alemanha (31), Japão (26), Holanda (17), Itália (13) e Finlândia (10). O Brasil aparece no ranking com sete cooperativas: Sistema Unimed (28°), Copersucar SA (64°), Sicredi (118°), Sicoob do Vale – Rubiataba (122°), Coamo (133°), Cooperativa Central Aurora Alimentos (154°) e C. Vale (182°). Juntas, essas coops brasileiras registraram em 2019 um volume de negócios de US$ 41,72 bilhões, com mais de 227 mil empregados.

300 Maiores por Volume de Negócios PIB Per Capita

O ranking das 300 maiores cooperativas por volume de negócios PIB per capita é semelhante aos anos anteriores, com a maioria das cooperativas e organizações mútuas localizadas em países mais industrializados. O Top 300 abrange 165 cooperativas da Europa, 77 das Américas, 57 da Ásia e Oceania, e uma da África. Os países que figuram na relação com o maior número de coops são: Estados Unidos (43), França (37), Alemanha (30), Japão (27), Itália (16), Holanda (15), Índia (14), Espanha (12) e Colômbia (11). O Brasil é representado por oito cooperativas na lista: Sistema Unimed (4°), Copersucar SA (16°), Sicredi (29°), Sicoob do Vale – Rubiataba (30°), Coamo (34°), Cooperativa Central Aurora Alimentos (44°), C. Vale (51°) e Coop Cooperativa de Consumo (170°).

Unimed é citada como case de sucesso na luta contra a Covid-19

O relatório internacional destaca o papel fundamental da Unimed na luta do sistema de saúde brasileiro contra a Covid-19. Durante a pandemia, a Unimed fortaleceu as estruturas das unidades de saúde, aumentou o número de leitos e serviços, e construiu hospitais de campanha. A Cooperativa de Saúde também iniciou uma campanha com o objetivo de aumentar a conscientização da importância da vacinação, tanto para as pessoas vacinadas quanto para as comunidades em que vivem.

As iniciativas de prevenção e assistência da Unimed também apoiaram as comunidades com a doação de alimentos e
suprimentos médicos, além de aconselhamento e apoio aos governos locais. A publicação traz o exemplo da Unimed-BH, que doou 35 toneladas de cestas básicas e produtos de higiene para comunidades em situação de vulnerabilidade social de Belo Horizonte e região metropolitana. O relatório ressalta que a Cooperativa ofereceu suporte ao município de Belo Horizonte, fornecendo a tecnologia necessária para as consultas online de sintomas do novo coronavírus, com atendimento médico essencial à capital mineira.

Sobre o World Cooperative Monitor

Há dez anos, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), com o apoio científico e técnico do Instituto Europeu de Pesquisa em Cooperativas e Empresas Sociais (Euricse) produz o relatório anual de pesquisa com o objetivo de ilustrar as contribuições econômicas e sociais de cooperativas e organizações mútuas.

O World Cooperative Monitor é um projeto desenvolvido para coletar dados econômicos, organizacionais e sociais robustos sobre cooperativas em todo o mundo. É o único relatório desse tipo que coleta dados quantitativos anuais sobre o movimento cooperativo global. A publicação relata as maiores cooperativas e organizações mútuas do mundo, ou grupos de cooperativas e organizações mútuas, incluindo classificações das 300 melhores e análises setoriais.

Baixe o relatório completo aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *