Instituto Unicred RS apoia formação de jovens no projeto DUXtec

Programa de aceleração para talentos de regiões de vulnerabilidade social em Porto Alegre direciona jovens para áreas da tecnologia da informação e cargos de liderança.

O Instituto Unicred RS, sempre dedicado a estimular causas sociais nas comunidades em que está inserido, se uniu à Fundação Gerações e ao Farol Hub Social do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) para apoiar a realização do programa DUXtec, projeto de aceleração para jovens talentos de zonas vulneráveis de Porto Alegre. A iniciativa, dedicada a jovens de 18 a 24 anos, busca estimular o desenvolvimento de habilidades de liderança, protagonismo, empreendedorismo e a criação de soluções de impacto social para as comunidades onde vivem.

Os jovens que integram o programa foram indicados por organizações sociais das suas próprias comunidades, a partir de seus perfis empreendedores e de liderança. Nesta primeira edição do projeto, os nove participantes são moradores dos bairros Restinga, Lomba do Pinheiro, Bom Jesus, Mário Quintana e Vila Jardim.

A metodologia de trabalho é composta por três trilhas de formação: Competências Sociais, Competências Empreendedoras e Competências Coletivas, estudadas ao longo de quatro meses de formação. O programa possui atividades híbridas, com incentivo à permanência a partir de uma bolsa-auxílio no valor de R$ 450,00 mensais, vale-transporte, notebook, pacote de internet e suporte técnico. Ao final da capacitação, os participantes poderão apresentar suas propostas de negócios de impacto social e concorrerão a prêmios para investimentos em suas iniciativas.

Entre as principais expectativas com o programa se destacam o fortalecimento emocional e profissional dos jovens selecionados, a implementação de startups socioambientais que possam ser inseridas no ecossistema do Tecnopuc e a criação de uma rede capacitada e assessorada para o protagonismo em causas de interesse coletivo e para o empreendedorismo em negócios de impacto social.

Para a Gerente do Instituto Unicred RS, Nara Lopes dos Santos, apoiar o Programa DUXtec é mais uma oportunidade de cooperar com um dos principais pilares do Instituto Unicred RS e o quinto princípio do cooperativismo: a educação: “Vimos no programa a possibilidade de acelerar a inclusão dos jovens talentos em ambientes de inovação e tecnologia, a partir da formação de novas lideranças, pois acreditamos na mudança da sociedade e do seu modo de organização e, neste cenário, é imprescindível diminuir barreiras físicas, ideológicas e discriminatórias”, finaliza.

Para saber mais sobre o projeto e seu desenvolvimento é possível acompanhar o site do programa DUX (www.geracaodux.com.br) e do Instituto Unicred RS (www.unicred.com.br/centralrs/institucional/entidade/instituto-unicred).

Sobre a Unicred RS

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. O Sistema Unicred RS possui 12 cooperativas e 76 pontos de atendimento que representam 71,9 mil cooperados, R$ 5 bilhões de ativos e 3,2 bilhões na carteira de crédito. Para mais informações, acesse www.unicred.com.br/centralrs

Sobre o Instituto Unicred RS

O Instituto Unicred RS é Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, com finalidade específica de fomentar projetos de relevância, impacto e mérito que sejam implantados em conjunto com as cooperativas singulares e parceiros, promovendo prosperidade nas comunidades de atuação do Sistema Unicred. Em 2019, as diversas ações com instituições parceiras beneficiaram mais de 1500 pessoas no Programa do Dia C. #somoscoop

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *