Evento de abertura da 8ª Semana Enef será no dia 08/11/21 às 10h. Acompanhe!

Chegou um dos momentos mais aguardados do ano para quem quer aprender a cuidar melhor do seu dinheiro: a 8ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) tem início na próxima segunda-feira (8).

Até domingo (14), milhares de ações e atividades voltadas a à sociedade em geral vão ser desenvolvidas, de forma presencial e virtual, por todo o país.

O tema da atual edição da Semana ENEF é “Planejamento, poupança e crédito consciente: o PLA-POU-CRÉ e a sua saúde financeira”.

O propósito é levar ao cidadão informações sobre como organizar suas finanças (planejamento), guardar para o futuro (poupança) e utilizar o crédito para seu benefício (crédito consciente).

O evento de abertura será às 10h do dia 8 de novembro, e será transmitido pelo canal do Banco Central no YouTube.

Vão participar o presidente do BC, Roberto Campos Neto, e o diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do BC, Maurício Moura, que também exerce a presidência do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF).

Logo em seguida, acontecerá o painel: ‘Planejamento, poupança, crédito consciente e sua relação com a saúde financeira’. O debate ficará a cargo de Annamaria Lusardi, do Global Financial Literacy Excellence Center (GFLEC); Flore – Anne Messy, da Rede Internacional de Educação Financeira (OCDE/INFE) e Luís Mansur, do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira (Depef) do BC.

Todas as iniciativas podem ser consultadas no site semanaenef.gov.br 

Entre os assuntos a serem tratados durante a 8ª Semana ENEF estão consumo, cooperativismo, crédito, direitos e deveres do contribuinte, direitos e deveres dos clientes do sistema financeiro, empreendedorismo, investimento, planejamento, poupança, previdência e seguros.

Os tópicos serão abordados por meio de diversas atividades como palestras, oficinas, seminários, cursos, jogos, quiz, peças de teatro e concursos. Saiba aqui o horário de cada uma, sua forma de realização (se presencial ou virtual) e como fazer para participar. E ainda dá tempo para cadastrar novas iniciativas para o evento – as orientações aos interessados estão no site da Semana ENEF.

Confira algumas ações que serão realizadas em 2021

  • 08/11 Segunda-feira: 10h Evento de abertura da 8ª Semana ENEF (FBEF)16h Webinar Como funciona um Fundo de Pensão? (Secretaria de Previdência e Superintendência Nacional de Previdência Complementar)
  • 09/11 Terça-feira: 9h30 Lei do Superendividamento – A ampliação de direitos para os consumidores e o princípio do crédito responsável (Secretaria Nacional do Consumidor)15h Iniciativas do mercado para a educação e a inclusão securitária no Brasil (Superintendência de Seguros Privados)
  • 10/11 Quarta-feira: 10h Programa Aprender Valor: Premiação e novas adesões (Banco Central)16h Webinar Planos de previdência privada, por que contratar?
    (Secretaria de Previdência e Superintendência de Seguros Privados)
  • 11/11 Quinta-feira: 15h30 Webinar Educação financeira para o empreendedor (Comissão de Valores Mobiliários)
  • 12/11 Sexta-feira: 15h Palestra especial com o Secretário do Tesouro Nacional (Secretaria do Tesouro Nacional)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *