Confebras celebra campanha alusiva ao DICC 2021 com webinar “Cidadania Financeira: diálogos para um mundo melhor”

Disseminar a educação financeira tem sido um dos pilares estratégicos da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras). Essa missão ganhou impulso com o tema escolhido em 2021 para o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC): “Construindo saúde financeira para um futuro melhor”. E nesta quinta-feira, 21 de outubro, dia em que se comemora o DICC este ano, a Confebras encerra sua programação especial em alusão à data com o webinar “Cidadania Financeira: diálogos para um mundo melhor”, com transmissão ao vivo pelo YouTube, a partir das 15h.

O tema será debatido por Luiz Edson Feltrim, superintendente do Instituto Sicoob; Ivo Bracht, diretor Executivo da Central Ailos; Alzimiro Thomé, presidente do Cresol Instituto; Vladimir Duarte, diretor Executivo da Unicred do Brasil; e Romeo Balzan, superintendente da Fundação Sicredi. A mediação será do especialista em Educação Financeira e sócio da Consultoria Ponto C, Fábio Viana.

O DICC é uma oportunidade para refletir e debater o importante papel que as cooperativas desempenham para melhorar a vida das comunidades e dos cooperados. O espírito do movimento cooperativista é abraçado, conforme a apuração mais recente do Woccu, por mais de 375 milhões de membros, atendidos por mais de 86 mil cooperativas de crédito em 118 países do mundo. No Brasil, dados do BureauCoop, – ferramenta de Business Intelligence da Confebras –, apontam mais de 13,57 milhões de cooperados, 833 cooperativas e 6.749 Postos de Atendimento, no universo das chamadas cooperativas singulares.

Ações em prol da cidadania financeira

O tema Educação Financeira é urgente. Com a crise econômica decorrente da pandemia, o endividamento das famílias brasileiras bateu novo recorde em agosto, chegando a 72,9%, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)*. Percentual este que confirma a necessidade de alertar a população sobre a importância de planejar as finanças para superar momentos de instabilidade, sob a ótica desejável de manutenção do equilíbrio financeiro.

Em consonância ao tema do DICC e certa de que a educação é uma importante ferramenta para promover maior justiça financeira no País, a Confebras lançou uma campanha com diversas ações entre setembro e outubro. A programação virtual, que se encerra nesta quinta (21) com o webinar comemorativo, incluiu uma websérie com lideranças de sistemas cooperativistas e especialistas do setor, entre os dias 11 e 20 , e, por si só, já é uma aula de educação financeira. Veja abaixo alguns episódios:

• Episódio 01 – Telma Galletti, Confebras: https://www.youtube.com/watch?v=EhCemEk88Rc

• Episódio 02 – José Vandresen, Cresol: https://www.youtube.com/watch?v=qo-ln5NKgw0

• Episódio 03 – Luiz Edson Feltrim, Sicoob: https://www.youtube.com/watch?v=eI3Mc-JY0Tw

• Episódio 04 – Álvaro Modernell, especialista em Educação Financeira: https://www.youtube.com/watch?v=bAoI26_IDuc

• Episódio 05 – Sulana Wan Zuit, Ailos: https://www.youtube.com/watch?v=6IC7Q7fWlo

“A mensagem do DICC é conteúdo presente no cooperativismo, especialmente no de crédito. Em vários eventos realizados pelas cooperativas, esse assunto é parte indispensável nos programas de educação disponibilizados pela nossa Confederação e por muitas das suas filiadas”, destaca Moacir Krambeck, presidente da Confebras.
Curso de Gestão de Finanças Pessoais gratuito

Durante o mês de outubro, as filiadas da Confebras têm ainda acesso gratuito para todos os seus colaboradores no curso de Gestão de Finanças Pessoais, que integra a Trilha de Aprendizagem de Educação Financeira da plataforma Confebras EaD. O curso é direcionado para todas as pessoas que pretendem ter uma relação mais saudável com as finanças, tem 40 horas e apresenta conceitos como a formação de poupança, a geração de rendas passivas, a importância do consumo responsável e a prevenção ao endividamento. As cooperativas não filiadas terão acesso ao curso com desconto de 50% sobre o valor original. Para fazer a inscrição, basta acessar: https://conteudo.confebras.coop.br/dicc.

Conheça mais sobre a Confebras

A Confebras é uma entidade suprassistêmica do Cooperativismo de Crédito. Sediada em Brasília, a Confederação reúne 36 instituições filiadas, 450 filiadas indiretamente e 6,81 milhões de associados totais indiretos.

Mantém a única editora brasileira com obras exclusivas sobre o setor. Oferece cursos na plataforma Confebras EaD, além de desenvolver o Programa CooperaEduca – também com opção de formato à distância – para o público infanto-juvenil. Promove intercâmbios técnicos internacionais e eventos voltados ao Cooperativismo de Crédito, como o maior da América Latina do setor, o Concred.

A Confebras também representa os interesses de suas filiadas, como porta-voz das reivindicações junto ao Legislativo e Executivo nacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *