Assista ao vídeo: Cooperativismo Financeiro realiza plenária do CECO e planeja 2021

Brasília (15/3/21) – O ano de 2020 foi bastante desafiador e não faltaram esforços do Sistema OCB para fortalecer ainda mais o cooperativismo de crédito e contribuir para a inclusão financeira no Brasil. E, nesta quinta-feira (13), o Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (CECO) apresentou os resultados dos trabalhos realizados em 2020 e as metas para 2021.

O evento online contou com a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas; do coordenador do CECO, Marco Aurélio Almada; do diretor de Fiscalização do Banco Central, Paulo Souza; do presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Evair de Melo (ES); do vice-presidente da Frente, Domingos Sávio (MG); e do representante do Ramo Crédito na Frencoop, e autor do PL 27/2020 que prevê a reforma da LC 130/2009, deputado Arnaldo Jardim (SP).

O diretor de Fiscalização do Banco Central (BC), Paulo Souza, afirmou que as cooperativas de crédito tiveram um papel “fundamental” na crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, o ano de 2020 foi desafiador. “Apesar dos efeitos adversos, temos que enaltecer o papel das instituições”, disse Souza, para depois destacar o desempenho das cooperativas durante a crise. “As cooperativas tiveram um papel fundamental”, comentou.

O coordenador do CECO, Marco Aurélio Almada, destacou a atuação do Banco Central em prol da construção de um ambiente de desenvolvimento paras cooperativas de crédito e, também, reconheceu o empenho dos parlamentares da Frencoop, em especial os deputados Evair de Melo, Arnaldo Jardim e Domingos Sávio.

Almada comentou, ainda, sobre os principais resultados de 2021 e, também, discorreu sobre plano de trabalho com a agenda de ações do conselho para os próximos 12 meses.

2020

Entre os destaques do ano passado estão: a apresentação do projeto de lei nº 27, que moderniza a lei das coops de crédito (LC nº 120/2009); a articulação com o Governo Federal para medidas de enfrentamento dos efeitos da pandemia; a entrada do SNCC no Conselho deliberativo do Open Banking, dentre outras. (clique aqui para ver mais)

2021

Em relação às metas para este ano, os destaques citados foram:

  • Suporte ao processo de implementação do Open Banking para as coops de crédito;
  • Defesa do cooperativismo na reforma tributária;
  • Divulgação conjunta do cooperativismo de crédito;
  • Atuação pela aprovação do PLP 27/2020;
  • Atuação pelo aprimoramento do Procapcred;
  • Continuidade do trabalho de monitoramento e atuação dos Tribunais Superiores;

(Clique aqui para ver mais)

Assista ao vídeo completo da reunião:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *