Agência de risco externa confirma solidez do Sicoob ES

A agência de classificação de risco Fitch Ratings, uma das três maiores do mundo, avaliou o Sicoob ES e conferiu às cooperativas que integram o grupo empresarial notas que indicam segurança para a realização de investimentos e para a geração de novos negócios.

A avaliação foi realizada após minucioso trabalho que abrangeu estudo de balanço patrimonial, ativo, passivo, fluxo de caixa e projeções estatísticas, além do ambiente externo, legislação e questões jurídicas. A agência faz a classificação de uma empresa e apresenta o resultado por meio de notas, chamadas de ratings.

Confiança

Ao analisar os dados do Sicoob ES, a Fitch classificou o sistema com rating nacional de longo prazo A+(bra) e de curto prazo F1(bra).

Essas notas revelam que a instituição é sólida e confiável. Na prática, serve para que investidores tenham conhecimento do grau de risco dos títulos de dívida que estão adquirindo.

Fundamentos

Na avaliação, que acaba de ser divulgada, a Fitch destaca que as notas conquistadas pelo Sicoob ES refletem o vínculo entre as cooperativas que, além de atuarem em conjunto para a obtenção de resultados satisfatórios, ainda contam com um fundo de reserva próprio.

Outras características que contribuem para o êxito do grupo empresarial capixaba são o sólido modelo de negócios, a boa experiência no mercado cooperativo do Espírito Santo, o forte vínculo com os associados e o benefício de fazer parte do Sistema Cooperativo do Brasil (Sicoob).

“A consolidação do Sicoob ES provém de um trabalho intenso realizado ao longo de 30 anos de atuação, e que tem como principal meta a conquista de objetivos em conjunto com os associados, sejam pessoas ou empresas”, destaca o diretor executivo do Sicoob ES, Nailson Dalla Bernadina.

O diretor acredita que a avaliação vai servir para fomentar ainda mais a força e consistência do cooperativismo para as pessoas e negócios que ainda não utilizam esse modelo de gestão das finanças.

“Por meio da classificação de risco, o público consegue acompanhar o desenvolvimento da instituição, fazendo comparações com as demais instituições financeiras. Os associados já conferem essa evolução por meio da nossa prestação de contas anual e demonstrativos publicados”, enfatiza.

Associados

O quadro social do Sicoob ES contabiliza 329 mil associados, sendo 261,5 pessoas físicas e 67,5 mil empresas. O número de pessoas jurídicas associadas aumentou 20% de janeiro a novembro de 2019, o que indica que o Sicoob é uma alternativa eficaz e econômica também para as empresas, de acordo com o presidente.

“Os diferenciais do Sicoob em relação às instituições financeiras tradicionais são atrativos que têm impulsionado a busca por esse modelo de gestão das finanças. Esse crescimento é fundamentado na relação de parceria, proximidade e de transparência que a instituição constrói com os seus cooperados, aplicando taxas e tarifas justas e compartilhando os resultados alcançados”, pontua Nailson Dalla Bernadina.

Sobre o Sicoob
O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, pois a instituição garante cobertura de R$ 250 mil por cliente.

Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Sicoob ES tem sete cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas. O sistema atua em todo o Brasil, com 3,1 mil unidades, e atende 4,5 milhões de associados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *