Sicredi Vale do Rio Pardo RS: mais uma cooperativa comemora 100 anos de atividades no RS


Em 21 de setembro de 1919, em Santa Cruz do Sul/RS, foi fundada a Caixa Econômica e de Empréstimo Rural União Popular de Santa Cruz (Sparkasse/Volksverein)

A cooperativa soma-se à outras 4 cooperativas filiadas ao Sistema Sicredi e que também já atingiram seu centenário: Sicredi Pioneira RS (fundada em Nova Petrópolis em 1902), Sicredi Integração RS/MG (Lajeado em 1906), Sicredi União RS (Cerro Largo em 1913), Sicredi Região Centro RS/MG (Santa Maria em 1914).

Seu primeiro presidente, Felix Hoppe liderou um grupo de homens determinados a acreditar e construir a partir da cooperação.

Em 1925, quando passou a denominar-se Cooperativa de Crédito Caixa União Popular de Santa Cruz, instalou sua sede própria na Rua Ramiro Barcelos, 1086, prédio que até hoje é parte importante da rede de atendimento da Sicredi Vale do Rio Pardo.

Em 14 de março de 1984, a cooperativa passou a denominar-se Credivarp (Cooperativa de Crédito Rural de Santa Cruz Ltda.) e, em 1992, recebeu o nome de Sicredi, marca que unificou as cooperativas em todo o Rio Grande do Sul e, posteriormente, nos demais Estados Brasileiros. Em 2003, a Sicredi Vale do Rio Pardo passou a permitir a livre admissão de associados e a atuar também junto ao público urbano. Este foi um marco histórico importante para o crescimento da cooperativa, pois a partir desta abertura para todos os públicos, foram sendo implementados novos produtos e serviços e novas tecnologias para fazer da Sicredi uma instituição que atendesse as necessidades financeiras de seus associados.

A Sicredi Vale do Rio Pardo, que hoje integra o Sistema Sicredi Nacional que congrega 112 cooperativas no Brasil, fez parte das primeiras nove instituições que, ainda no século passado, se uniram para iniciar a estruturação do Sistema Sicredi, gerando bases e fomento para a expansão por todo o país.

Atualmente, a Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo está presente em 9 municípios, com 15 agências. Conta com mais de 53 mil associados e 235 colaboradores, distribuídos nas cidades de General Câmara, Herveiras, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale Verde, Venâncio Aires, Vera Cruz. Inspirada por sua missão e propósito, atua junto às comunidades disponibilizando soluções financeiras para agregar renda e difunde os valores e diferenciais cooperativistas especialmente através dos programas de responsabilidade social, como o Programa A União Faz a Vida.

Norteados pelos princípios da educação, formação e informação, a cooperativa tem investido a cada ano mais de R$ 1 milhão em formação técnica de jovens rurais, com bolsas de estudo e, também, em cursos, treinamentos e capacitações técnicas e profissionais aos associados. Pelo Programa A União Faz a Vida, investe na formação cidadã, solidária e empreendedora dos estudantes. Como a iniciação ao cooperativismo, seus conceitos, valores e princípios, estão sendo estimulados a fundação de cooperativas escolares e atualmente cinco já estão organizadas e em franca atuação.

Neste ano, foi lançado o Fundo Social e 100 projetos sociais de inclusão serão contemplados. Ainda como referência, no primeiro semestre de 2019, foram realizadas 204 ações sociais, impactando a vida de mais de 14.000 pessoas. Muitas instituições parceiras fazem parte desta história.

A Cooperativa se apresenta como uma importante alternativa dentro do Sistema Financeiro Nacional e se destaca pelo relacionamento, taxas justas, participação dos associados na gestão e nos resultados, proximidade da comunidade local, solidez e transparência nas relações e um firme propósito no cumprimento de sua missão.

Além disso, a sustentabilidade é um dos temas de maior relevância para a Cooperativa. Comprometida com isto, criou o financiamento sustentável, linha de crédito para contemplar a aquisição de equipamentos de geração de energia por sistema fotovoltaico, para agregar renda, gerar economia, empregos, tributos e menos impacto ambiental. Orgulha-se em ter ajudado a posicionar Santa Cruz do Sul em primeira posição no Rio Grande do Sul e 5ª no país em geração fotovoltaica, conforme a ANEEL. Assim, olhando para os exemplos e história do passado, atua no presente com o olhar e compromisso com o futuro.

Ao celebrar o centenário, é preciso reconhecer aos antepassados, fundadores, líderes, associados e colaboradores que, inspirados pelo fomentador do cooperativismo, Padre Theodor Amstad e, certamente, estes não poderiam imaginar o atual momento da cooperativa.

Fonte: Sicredi Vale do Rio Pardo RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *