Novo Podcast sobre cooperativismo apresenta o último episódio de sua primeira temporada

Clique sobre a imagem para ouvir os podcasts

Nas últimas semanas o movimento cooperativo foi positivamente surpreendido por uma nova ferramenta de comunicação sobre o tema: o Coopcast, produzido pelo advogado, professor e pesquisador Leonardo Rafael de Souza. Este novo programa de Podcast se transformou numa forma simples de obter informações sobre lei, doutrina e história cooperativa. Mas afinal, o que é um Podcast?

Este termo está cada vez mais presente no dia-a-dia dos brasileiros e vem virando uma nova febre em relação à produção de conteúdo. Assim como a TV, rádio e blogs, o Podcast nada mais é do que uma mídia de transmissão de informações. Na prática ele é praticamente igual a um programa de rádio, porém dele se diferencia justamente porque o conteúdo é consumido sob demanda, ou seja, é ouvido quando desejado.

Segundo Leonardo Rafael, o projeto Coopcast foi idealizado a partir do sentimento de se produzir este tipo de conteúdo também para o movimento cooperativo. “É uma forma prática e simples e adquirir conhecimento. Quando realizado de forma responsável, técnica e com independência editorial, ele se transforma num potente modo de difundir conhecimento, compartilhar experiências e reflexões”, diz o produtor.

Com episódios lançados semanalmente e com duração média de 45 minutos, a primeira temporada abordou uma diversa gama de assuntos ligados à lei, à doutrina e à histórica cooperativa. Para Leonardo, “esta primeira temporada foi um grande teste do projeto, motivo pelo qual foram entrevistadas pessoas próximas e que acreditaram na ideia desde o primeiro momento.” De filosofia à história, passando pela produção científica do cooperativismo e discutindo o futuro da digitalização do ambiente cooperativo, o primeiro episódio encerra com muita aceitação e boas perspectivas.

Com a entrevista de Enio Meinen encerramos um primeiro ciclo, de muito aprendizado e bastante trabalho pela frente. Queremos seguir em frente com o projeto e a julgar pelo que já estamos desenhando para a segunda temporada temos a certeza de que esta ideia seguirá firme.”, afirma Leonardo Rafael.

Uma das características perceptíveis do Coopcast é a tentativa de não vincular os temas a um determinado ramo apenas. Contudo, para o cooperativismo financeiro a primeira temporada trouxe importantes reflexões sobre liderança, sucessão, identidade cooperativa e digitalização. Vale a pena ouvir.

Como ouvir o Coopcast?

Por ser um conteúdo de mídia transmitido via internet de forma democrática, não existem maiores dificuldades para encontrar e ouvir os episódios. Basta procurar pelo Coopcast Brasil nor agregadores de podscasts como Apple Music, Google Podcasts, Spotify, entre outros. Na web, basta clicar no link https://audioboom.com/channels/5001083

A seguir, um breve relato sobre os episódios da primeira temporada:

Episódio 1. Filosofia Cooperativa com José Eduardo de Miranda

O episódio inaugural buscou discutir sobre os temas gerais da construção do pensamento cooperativo, verificando o processo de formação da identidade cooperativo e seus reflexos hoje.

Episódio 2. Cooperativismo de Plataforma com Mário De Conto

Neste episódio se tratou deste novo modelo cooperativo em desenvolvimento no mundo e que já é objeto de reflexão também no Brasil.

Episódio 3. Pesquisa científica do Cooperativismo com Davi Moura Costa

Neste episódio o coordenador do Recoop/USP conversou sobre a realidade da Pesquisa Científica do Cooperativismo no Brasil e no mundo. Números, tendências, desafios e perspectivas foram abordados, além de se apresentar os primeiros passos a serem dados por aqueles que querem fazer pesquisa científica em cooperativismo no Brasil.

Episódio 4. O Cooperativismo na Constituição de 1988 com Vergílio Perius

Um episódio histórico sobre o processo de implementação do pensamento cooperativo na Constituição Federal de 1988, desde as discussões apresentadas pela OCB na Assembleia Constituinte.

Episódio 5. Sucessão vs. Liderança nas Cooperativas com Tiago Luiz Schmidt

Um programa sobre o desenvolvimento do processo sucessório realizado na Sicredi Pioneira e suas reflexões sobre a importância da liderança na condução de um processo democrático de sucessão dos líderes.

Episódio 6. A biografia de Padre Amstad com Alba Salatino

Em um novo episódio eminentemente histórico foram abordados aspectos poucos conhecidos da história do religioso, destacando momentos históricos determinantes da sua formação social que desaguaram na construção do seu pensamento cooperativo a partir da realidade social brasileira.

Episódio 7. O futuro do Cooperativismo Financeiro no Brasil com Enio Meinen

No último episódio da temporada foram tratados aspectos relevantes que poderão influenciar o futuro do cooperativismo financeiro no Brasil. Ambiente regulatório, dados do SNCC, mercado, gestão democrática e riscos à identidade cooperativa foram abordados pelo Diretor de Operações do Bancoob.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *