Futuro de liderança

Programa do Sescoop qualifica jovens de 21 a 35 anos para fortalecerem a economia do país.

O sonho de muitos jovens é o de concluir o curso superior e, imediatamente, colocar à prova o conhecimento adquirido ao longo da graduação. Mas, na prática, isso não acontece com tanta frequência, o que exige ainda mais criatividade para, finalmente, conquistar o tão sonhado espaço no mercado de trabalho. No universo cooperativista, a dinâmica é outra. Isso porque o setor se preocupa com a qualificação de sucessores. Pensando nisso, o Sescoop – o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – acaba de selecionar 35 jovens para a primeira turma do programa Somos Líderes.

Direcionado ao público jovem (de 21 a 35 anos), o projeto atende à missão da Instituição: promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras. A lista com os nomes dos 35 selecionados está no site do Sescoop. O programa foi lançado em agosto deste ano e, ao todo, 1.553 moças e rapazes, moradores de todas as regiões do Brasil, se inscreveram na seleção.

“A iniciativa é mais uma oportunidade de colocar em prática a expertise que o Sescoop tem desenvolvido em prol da profissionalização da governança cooperativista. Devido ao seu elevado nível, o programa representa um marco na história da Instituição na medida em que forma jovens com as habilidades específicas para atuarem nas cooperativas brasileiras. Mais do que conhecer o cooperativismo, esses jovens vão vivenciar e divulgar a prática da cooperação, fortalecendo, ainda mais, o nosso modelo de negócios”, comenta o superintendente do Sescoop, Renato Nobile.

OBJETIVO

A expectativa é de que, a partir dessa iniciativa, sejam formadas lideranças conscientes e engajadas com o cooperativismo. Agora, os jovens aguardam o primeiro encontro do programa que vai ocorrer no dia 8 de outubro, na cerimônia do Prêmio SomosCoop – Excelência de Gestão, em Brasília.

ENSINO INOVADOR

O curso foi elaborado com metodologia inovadora por adotar soluções digitais, como a gameficação e as trilhas de aprendizagem online – recurso utilizado já no momento das inscrições. Essa formatação propicia um estudo mais livre, seguindo a ideia da heutagogia, onde o aluno é capaz de gerir o próprio aprendizado.

METODOLOGIA

Até abril de 2020, os participantes terão aulas virtuais e presenciais de assuntos como Tendência, Inovação e Liderança; Liderança no contexto cooperativista; Liderança no contexto organizacional; Liderança no contexto social; e Liderança no contexto político. Cada um desses módulos conta também com a disponibilização de conteúdo via podcasts, encontros virtuais em webnários e mentorias individuais.

Os módulos presenciais serão realizados em Recife (PE), Chapecó (SC), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). Todas as despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação correm por conta do Sescoop. Com o intuito de viabilizar a concretização do aprendizado, estão previstas visitas técnicas a instituições e organizações que implantaram e que colocam em prática o conteúdo desses módulos.

COOPERANDO

E para provar que o cooperativismo é um modelo econômico capaz de aliar a experiência à vontade de aprender, os jovens também contarão com o acompanhamento dos dirigentes de cooperativas reconhecidas pelo Prêmio SomosCoop Excelência de Gestão, que vão atuar como mentores e fontes de inspiração, durante dois anos.

O programa Somos Líderes é uma iniciativa do Sescoop e conta com o apoio da consultoria HSM e da agência Eureca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *