Sicoob é pioneiro na utilização da tecnologia Blockchain no Brasil

Anunciada durante o maior evento de tecnologia de automação bancária e de serviços financeiros da América Latina, o Ciab, que ocorreu entre os dias 11 e 13 de junho em São Paulo, a Rede Blockchain do Sistema Financeiro Nacional (RBSFN), conecta as principais instituições financeiras do Brasil por meio da tecnologia Blockchain.

A experiência com a tecnologia Blockchain tem demonstrado ganhos de eficiência e aumento da segurança na realização de transações nas diferentes indústrias onde vem sendo utilizada. Diante deste cenário o Sicoob decidiu ainda em 2016 iniciar seus primeiros estudos sobre o assunto.

Em parceria com outras grandes instituições financeiras nacionais o Sicoob criou em 2017 a sua primeira iniciativa com a tecnologia. Intitulado de Sistema Financeiro Digital (SFD) conecta datacenters dos participantes e permitiu em 14 de novembro 2018 realizar a primeira transferência em tempo real de valores entre as instituições financeiras por meio da tecnologia Blockchain. “A experiência com o SFD tem sido muito rica. Estamos seguros do poder disruptivo da tecnologia para o Sistema Financeiro Nacional.” afirma Márcio Alexandre de Macedo Rodrigues, Superintendente de Governança de TI, Segurança e Inovação do Sicoob Confederação.

O conhecimento adquirido ao longo do projeto SFD permitiu ao Sicoob ser uma das primeiras instituições a entrar no RBSFN. “Não temos dúvidas que as principais inovações dos serviços financeiros no Brasil passarão por essa nova rede anunciada no Ciab.” comentou Antônio Vilaça Júnior Diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob Confederação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *