Instituto Sicoob Rio reúne 150 professores da rede pública para debater sobre cooperação na educação

No encontro, os educadores vão apresentar os Projetos Educacionais Cooperativos que desenvolveram a partir da formação no Programa Cooperjovem.

No próximo dia 26 de outubro, o Instituto Sicoob Rio promove, na capital fluminense, a segunda edição do Encontro Cooperjovem. Com o tema ‘Ecos da Cooperação’, o evento reunirá os professores que participaram da formação em 2018, Secretárias de Educação dos municípios parceiros e os presidentes das cooperativas de crédito do sistema Sicoob do Rio de Janeiro.

Serão apresentados 18 projetos dos municípios de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Bom Jesus do Itabapoana, São Francisco de Itabapoana, Mendes e Três Rios que estão sendo desenvolvidos dentro e fora da escola, envolvendo pais, alunos, professores, diretores e as comunidades do entorno. Em 2018, 159 professores de 54 escolas fizeram a formação beneficiando diretamente 17.939 alunos.

O 2º. Encontro Cooperjovem recepcionará os professores com uma orquestra sobre pernas de pau com o espetáculo Gigantes pela Própria Natureza do grupo teatral Cia de Mystérios. Com o objetivo de provocar nos educadores atuantes com o programa Cooperjovem o seu comprometimento com o seu desenvolvimento pessoal e profissional no ambiente escolar, haverá também duas palestras. O fundador da Escola da Ponte, em Portugal, José Pacheco, debaterá sobre o papel do educador na construção de pontes de afeto que facilitam o processo de aprendizagem com base nos valores. A jornalista e diretora do Instituto Inspirare, Anna Penido, provocará os professores a pensar sobre como inserir os alunos em todas as ações e projetos da escola.

Os professores também terão a oportunidade de conhecer métodos e ferramentas cooperativas que podem ser utilizadas em suas práticas. A Oficina da Escuta criará um espaço de contato mais profundo dos participantes com eles mesmos e os outros; a de Comunicação Não Violenta desenvolverá competências relacionadas a uma comunicação verdadeira, promovendo ambientes de cooperação; a de Jogos Cooperativos visa mostrar a competição e a cooperação como processos sociais e valores humanos, presentes nos desafios do cotidiano; e a da Palavra Encantatória destaca a força da palavra e seu poder encantatório.

O Cooperjovem tem como compromisso promover uma mudança de comportamento no ambiente escolar, com foco no desenvolvimento de relações mais humanizadas entre professores e alunos, alunos e alunos, professores e direção, escola e pais e escola e comunidade. “Queremos que os projetos do Cooperjovem sejam uma base para a transformação não só dos espaços escolares, mas de toda a vida da comunidade onde estão inseridas”, destaca Nábia Jorge, Diretora Operacional do Sicoob Central Rio e Conselheira do Instituto Sicoob.

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