Dia C mobiliza cooperativas da Unicred SC/PR em ações sociais

Educação Financeira e arrecadações beneficentes estão entre as atividades que ocorrem em todo o Estado.

Um dia do ano totalmente dedicado a ações cooperativistas, que propõem transformar realidades. No dia 30 de junho, o Dia de Cooperar, conhecido mundialmente como Dia C, as cooperativas se unem para realizar atividades que demonstram seu comprometimento com o desenvolvimento das comunidades onde estão situadas.

Em Santa Catarina e no Paraná, as agências da Unicred SC/PR planejam uma mobilização intensa. Um dos principais temas é a orientação aos cooperados e comunidade sobre Saúde Financeira. O projeto inclui entregas de cartilhas, panfletos e palestras em diversos ambientes, conversando com crianças, jovens e adultos sobre a importância do planejamento financeiro para o futuro. Além disso todas as regiões estão com Campanhas do Agasalho em andamento.

A Unicred Florianopolis, através do Projeto Somar, auxilia mais de 30 instituições, e este ano, por exemplo, arrecadou mais de 1 tonelada de alimentos não perecíveis durante sua tradicional Feijoada. Hoje mais de 30 instituições são beneficiadas com ações diversas, como oficina de artes, aulas semanais de futebol (parceria com ACM), limpeza nas praias, palestras sobre educação financeira e oficina de artes (parceria com Fundação Assis).

Na região Sul, a Unicred Sul Catarinense coloca em prática o Coopereduca em escolas públicas e onde estudam filhos de cooperados da área de abrangência da singular, que vai de Imbituba a Passo de Torres. Além de conceitos de educação financeira, o projeto leva aos estudantes conhecimentos sobre cooperativismo e o interesse pela comunidade. Este mesmo tema também será trabalhado pela Unicred Vale Europeu. Através de palestras educativas, vídeos e visitas, a cooperativa visa levar informação para contribuir com a formação financeira e desenvolvimento cognitivo e cultural de crianças entre 6 a 12 anos.

A Unicred Coomarca, de forma similar, buscou parceria com o CIEE e com a Associação Catarinense do Ministério Público para conversar com o público alvo sobre Educação Financeira. Outra ação é o Cooperapet, que consiste na arrecadação de tampinhas de plástico para projetos sociais que cuidam de animais abandonados e matéria prima para trabalhos artísticos. Em parceria com o Route Brasil, também irá participar do de limpeza de praias em parceria com o Route Brasil.
Entre outras ações sociais, a Unicred Desbravadora Sul arrecada materiais para as APAE’s das cidades em que atua, nas regiões do planalto serrado e oeste catarinense. A ação foi realizada também no ano passado, concluída com tanto sucesso que motivou os colaboradores e cooperados a repetirem a iniciativa. Este ano, além de material didático, a campanha foi ampliada para materiais de higiene e limpeza, além de alimentos não perecíveis.

A Unicred União, que vai de Itapema até Porto União, passando por Curitiba e Ponta Grossa no Paraná, relacionou a campanha deste ano à comemoração dos 25 anos da cooperativa. Sendo assim, para cada ano completado foi definida uma ação social, totalizando 25 ações durante o ano todo. Ações em hospital, horta comunitária, revitalização de biblioteca, distribuição de lanches e muitas outras atividades estão programadas para compartilhar o espírito cooperativista com a comunidade.

EVENTO DO DIA C

Neste ano, o Dia C será celebrado no dia 30 de junho. A celebração acontecia todos os anos no mesmo dia em que é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo, no primeiro sábado de julho, entretanto, devido aos jogos da Copa do Mundo, o Sescoop Nacional decidiu antecipar a celebração. Em Florianópolis o evento acontecerá no Parque de Coqueiros, das 9h as 16h, com diversas atrações para a comunidade.

A Unicred Florianópolis participa disponibilizando vacina contra gripe, apresentação musical e oficinas de educação financeira, pela tarde. A Unicred Central também estará presente, com atrações infantis, pipoca, algodão-doce, aula de dança, além de um espaço para adotar ou doar livros. A Unicred Coomarca irá realizar palestra sobre educação financeira as 10h30 da manhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *