Sicredi realiza Fórum Nacional de Presidentes

150 lideranças da instituição financeira cooperativa estão reunidas para discutir alinhamentos estratégicos e temas relacionados ao setor financeiro e cooperativismo de crédito.

O Sicredi – instituição financeira cooperativa com 3,7 milhões de associados e atuação em 21 estados brasileiros – realiza, entre 21 e 23 de março, o Fórum Nacional de Presidentes, em Porto Alegre (RS). O evento reúne 150 representantes, entre eles, os presidentes das 116 cooperativas de crédito e das cinco centrais que integram o Sistema, além de outras lideranças e convidados, para debater alinhamentos estratégicos da instituição financeira cooperativa, assim como temas ligados ao setor financeiro e ao segmento do cooperativismo de crédito.

O evento teve início na quarta-feira (21). Na abertura, o presidente da SicrediPar, da Central PR/SP/RJ, Manfred Alfonso Dasenbrock, agradeceu a presença dos presidentes e convidados, ressaltou a importância do encontro, que tem temas relevantes de alinhamento, e reforçou a agenda dos três dias.

Na sequência, ocorreu a palestra sobre “A importância do legado nas organizações”. José Ernesto Bologna, professor convidado da Fundação Dom Cabral, consultor e conferencista nacional e internacional, fundador e principal titular do “Ethos Desenvolvimento” reforçou a necessidade de se fazer planos de sucessão para que a instituição sobreviva a cada um de seus integrantes. “Nossas próprias resistências criam barreiras às mudanças, ao progresso. Queremos nos manter aonde estamos, em nossa zona de conforto. O plano de sucessão deve ser um processo, ter suporte, preparação prévia, desprendimento; respeito aos antecessores e repasse de conhecimento”, ressaltou Bologna.

No segundo dia do evento (22), foram realizadas as assembleias gerais ordinárias e extraordinárias da SicrediPar e Sicredi Fundos Garantidores. Uma das pautas votadas pelos presidentes foi a nova composição de Conselho de Administração da SicrediPar. Foram eleitos por aclamação: Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente do Conselho; João Carlos Spenthof, vice-presidente; e os conselheiros Fernando Dall’Agnese; Celso Ronaldo Raguzzoni Figueira; Wilson Ribeiro de Moraes Filho; Wellington Ferreira; Eledir Pedro Techio; Márcio Port; Sadi Masiero; Francisco Ary Vieira Sobral e Cornelis Johannes Beijer. Também foram aprovadas as composições do Conselho Fiscal da SicrediPar e do Conselho de Administração e Conselho Fiscal da Sicredi Fundos Garantidores.

Presente no Fórum como convidado, o presidente da Federação Colombiana de Cooperativas de Poupança e Crédito e Financeiras (Fecolfin) e da Cooperativa de Poupança e Crédito na Colômbia (Comultrasan) e conselheiro do Woccu, Jaime Chavez Suarez, falou sobre a importância de conhecer o modelo de governança do Sicredi e a integração entre as cooperativas de crédito sul americanas. “Cooperativismo pode ser uma ponte entre os desafios e a nova realidade que queremos construir”, declarou.

Após, Manfred Alfonso Dasenbrock foi o responsável por comunicar sobre a carta enviada pelo Vaticano ao Sicredi, transmitindo a benção do Papa Francisco ao “Programa A União Faz a Vida”. A gerente da Fundação Sicredi, Cristiane Amaral, realizou a apresentação sobre a Fundação Sicredi. Cristiane mostrou os programas Crescer, Pertencer e A União Faz a Vida, que são coordenados pela Fundação, demonstrando seus números e ressaltando o papel estratégico das iniciativas sociais realizadas pelo Sicredi. “Todos os programas existem para dar suporte às cooperativas no relacionamento e apoio às comunidades”, contextualizou.

Na programação do segundo dia de Fórum também houve a apresentação do Plano Estratégico de Tecnologia, seguida da celebração dos 200 anos de Friedrich Wilhelm Raiffeisen, criador do modelo utilizado para constituir a maioria das cooperativas de crédito no mundo, incluindo o Sicredi, e a inauguração do pátio no Centro Administrativo, que recebe o nome do precursor.

Os participantes contam, durante o Fórum, com uma ferramenta de interação, o App Fórum Sicredi, no qual podem conferir a programação do evento, curtir e comentar as notícias publicadas, fazer suas próprias publicações, acessar galeria de fotos, entre outras funcionalidades, tudo pelo celular.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados*, com mais de 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *