Negócios sustentáveis e o cooperativismo, por Sandro Roque

Em meio às incertezas da economia no país e no mundo, é possível perceber a urgência da mudança nas relações de consumo e produção que priorizam o desenvolvimento responsável e benefícios a longo prazo. Diante deste cenário, o conceito de economia sustentável ganha força para identificar novas estratégias que permitem utilizar os recursos – sejam financeiros ou naturais – de forma eficiente e responsável.

Além de iniciativas que contribuem para o avanço da economia, a ampliação dos negócios sustentáveis ocorrerá a partir da responsabilidade social e ambiental das instituições e de uma mudança cultural por parte dos empreendedores, além da implantação de um modelo econômico diferenciado, como o cooperativismo de crédito.

O cooperativismo se mostra como um poderoso agente na geração de negócios sustentáveis, pois promove a participação nos resultados aos seus cooperados com taxas diferenciadas e interesse pela comunidade. No modelo cooperativista financeiro, o capital é apenas o meio para gerar soluções compartilhadas entre os associados, os quais são os verdadeiros donos do negócio.

No último dia 1º, foi celebrado o 95º Dia Internacional do Cooperativismo. O tema deste ano, divulgado pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), destaca a inclusão e o compromisso das cooperativas de desenvolverem as regiões onde atuam, pautado pelo sétimo princípio cooperativista e praticado no dia a dia das instituições que trabalham com esse modelo.

A economia sustentável será realidade quando os recursos financeiros disponíveis passem a ser utilizados de forma responsável, não visando apenas o lucro, mas avaliando os riscos da operação para a comunidade local, sejam na atmosfera social, econômica ou ambiental. A médio e longo prazo, a atenção para esses itens possibilita um avanço no investimento da comunidade, além de proporcionar o bom funcionamento e viabilidade dos negócios.

* Sandro Roque é diretor executivo da Central Sicoob UniMais, instituição financeira cooperativa com mais de 40 mil cooperados, localizada no estado de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *