Sicoob ES promove curso para capacitar pequenos empreendedores e melhorar a gestão de negócios

Sicoob ES e Sebrae promovem treinamento em todo o Estado e no RJ.

Micro e pequenos empresários associados terão a chance de se aperfeiçoar para melhorar os seus negócios por meio de uma parceria entre o Sicoob ES e o Sebrae. Trata-se do programa Associado ao Negócio, que chega a sua 4ª edição consecutiva promovendo transformação para pequenos e médios empreendimentos em todo o Estado e também no Rio de Janeiro.

O curso, dividido em quatro módulos, segue até novembro. Os instrutores mostram aos empresários como identificar os pontos fortes dos negócios, onde se deve investir mais, e também os pontos fracos, que precisam ser corrigidos para ampliar a capacidade de produção ou de prestação de serviços. Desde a primeira edição do projeto, mais de 800 empresas associadas ao Sicoob ES já fizeram o treinamento.

Superação

A associada Yasmin de Souza Kumm, proprietária da Oficina Mecânica e Auto Peças Santa Maria, não tinha muita experiência quando abriu seu negócio, o que dificultava a administração e geração de lucro. Após participar do programa, a mudança foi nítida: conseguiu reduzir o prejuízo e aumentar os rendimentos. Ela também passou a utilizar o sistema de boletos e a Sipag, maquininha de cartões do Sicoob: “Com o que aprendi no Associado ao Negócio, consegui impulsionar a loja e estamos registrando crescimento”, relata.

Utilizando as premissas do cooperativismo na promoção do bem-estar às pessoas, o projeto destaca-se também por propiciar o desenvolvimento das regiões onde os empresários atuam. “Estamos percebendo na prática a realização de um dos objetivos da Sicoob, que é o de participar do crescimento dos associados e da comunidade. Se o empresário cresce, consequentemente a localidade em que ele está inserido também ganha bons resultados”, afirma Bento Venturim, presidente do Sicoob ES.

Programação

A programação inclui workshops com a abordagem dos seguintes temas: Os 10 Comportamentos de Sucesso do Empresário; Como elaborar e utilizar controles financeiros; Indicadores de Eficiência do Negócio; e Conhecer e Dimensionar o Mercado do seu Negócio.

Neste ano, a capacitação será realizada em 12 municípios capixabas e em Barra Mansa e Itaperuna, no Rio de Janeiro. Cada turma será composta por até 25 empresários que participarão dos quatro módulos do programa no mesmo local. Os participantes são definidos pelas cooperativas do Sicoob ES, que terão agendas distintas.

Confira as datas abaixo:

 

Sobre o Sicoob

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, pois a instituição garante cobertura de R$ 250 mil por cliente.

Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Sicoob ES tem 218 mil associados. São oito as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo, Sicoob Credirochas e Sicoob Credestiva. O sistema atua em todo o Brasil, com 2,5 mil unidades, e atende 3,6 milhões de associados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *