Conheça a distribuição e números de Unidades de Atendimento das Cooperativas de Crédito no Brasil

FGCOOP1.3 – UNIDADES DE ATENDIMENTO

Em dez-16, as cooperativas singulares de crédito detinham 5.633 unidades de atendimento (sedes + postos de atendimento), conforme Tabela A.1.2, representando um acréscimo de 0,72 % em relação a set-16. Foram abertos 80 pontos de atendimento e fechados 26 no trimestre. Destaca se que a região Sul foi a que mais contribuiu para esse desempenho (22 unidades) em decorrência, principalmente, do Estado do Paraná, onde foram abertas 12 unidades.

Grafico 1_1 Unidades de Atendimento Cooperativo

Segundo a forma de organização as cooperativas de três níveis representavam 88,85% (5.005), as de dois níveis 5,04% (284) e as cooperativas não filiadas a centrais 6,11% (344) (Tabela A.1.2). Destaca-se que as cooperativas organizadas em sistema de três níveis aumentaram 41 unidades de atendimento em relação ao trimestre anterior.

Com relação à região geográfica, 2.739 das unidades de atendimento estão localizados na Região Sul, a qual teve crescimento de 22 unidades de atendimento. As regiões Norte e Nordeste apresentaram queda de 6 unidades de atendimento em relação ao trimestre anterior (Tabela A.1.3).

Tabela A_1_2 Unidades de Atendimento por Níveis Organizacionais Dezembro_2016

Tabela A_1_3 Unidades de Atendimento por Região e Estados Dezembro_2016

 

Grafico 1_2 Unidades de Atendimento por Região

As unidades de atendimento cooperativo apresentaram variação positiva nos últimos cinco trimestres, sendo a média de crescimento no período de 0,73%, enquanto o número de agências bancárias apresentou recuo no período. ( A redução do número de agências bancárias vem ocorrendo desde abr-15 e deve-se, em grande, parte ao movimento de transformação de agencias em postos de atendimento bancário, principalmente no Itaú).

Grafico 1_3 Variação de Unidades de Atendimento Cooperativo e Agências Bancárias

Comparando o somatório das unidades de atendimento das cooperativas singulares com as agências dos bancos comerciais, o cooperativismo de crédito se apresentou como a maior rede de atendimento (esta análise não inclui os postos de atendimento bancário) nos últimos cinco trimestres.

Tabela 1_2 Unidades de Atendimento Cooperativo e Agências Bancárias

O crescimento na quantidade de agências do Bradesco foi em decorrência da aquisição do HSBC.

Clique no link para consultar na íntegra o Relatório do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo – SNCC 4º Trimestre de 2016.

Fonte: http://www.fgcoop.coop.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *