Cresol lança programa Juventude Cooperativista

Cresol Lança Programa Jovem CooperativistaNo Paraná, o projeto que tem dois anos de duração vai envolver cerca de 150 jovens do campo.

A Cresol lançou no início deste mês o programa Juventude Cooperativista, que busca promover o desenvolvimento rural com sustentabilidade, além de fortalecer a sucessão familiar e a integração das políticas de agregação de valor. O programa é uma iniciativa da Cresol, Infocos, Unicafes Paraná e da Assesoar.

Conforme o coordenador do Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário (Infocos), José Carlos Vandresen, o programa atende jovens com idade entre 16 a 29 anos, filhos de agricultores familiares, e busca proporcionar processos educativos continuados.

Queremos estimular a permanência desses jovens no meio rural e proporcionar qualificação profissional. O programa vai durar dois anos e abrangerá no Paraná as regiões Sudoeste, Fronteira, Cataratas e Centro-Oeste”, explicou Vandresen.

O programa foi lançado, inicialmente, na região Sudoeste que tem o município de Dois Vizinhos como sede das atividades. Ainda neste mês, acontece o lançamento em Três Barras do Paraná na região Cataratas e, no mês de abril, na região da Fronteira que compreende os municípios de Capanema e Planalto e, por último, na região Centro-Oeste que tem o município de Turvo como sede das atividades.

O programa que tem dois anos de duração vai envolver aproximadamente 150 jovens do campo que vão participar de 14 etapas presenciais do curso, totalizando 224 horas. “O processo de formação se dará em quatro eixos centrais com temas predefinidos e temas transversais de acordo com as demandas dos jovens, buscando fortalecer debates sobre Políticas Públicas, Conjuntura do Sistema Agrícola e Pecuário brasileiro, Educação, Relações Sociais Produtivas e Econômicas e Cooperativismo Solidário”, destacou José Vandresen.

As ações do projeto serão acompanhadas por um grupo gestor formado por representantes da Cresol Baser, Unicafes Paraná, Instituto Infocos, Assesoar e, ainda, terá apoio das Bases Regionais, Cooperativas e movimentos populares.

Juventude Cooperativista no Sudoeste

Nos dias 2 e 3 de março o programa foi lançado no Clube CISS de Dois Vizinhos, sudoeste do Paraná. A programação contou com a palestra ‘Juventude no Campo: semente da esperança’, realizada pelo palestrante Ainor Loterio.

Nos dois dias de programação os jovens participantes também assistiram as aulas inaugurais sobre a história da agricultura, ministrada pelo professor da UFPR, Jaci Poli, e sobre políticas agrícolas e agrárias, ministrada por Ricardo Calegari.

Também estiveram presentes no lançamento o Diretor-Presidente do Infocos, Wanderlei Ziger, o coordenador do instituto, José Vandresen, além de diretores da Cresol Dois Vizinhos, Cresol Baser, Unicafes Paraná, Assesoar e demais autoridades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *