Rio do Sul será sede do 1º Fórum das Cooperativas do Alto Vale

Fórum Cooperativas do Alto ValeO evento será realizado pelo Núcleo de Cooperativas da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), no dia 03 de setembro.

O 1º Fórum das Cooperativas do Alto Vale abordará os temas: cenário econômico, cooperativismo e indicadores regionais. “Temos o propósito de divulgar o Núcleo de Cooperativas para fortalecer o cooperativismo e o associativismo no Alto Vale. Além disso iremos divulgar os números do cooperativismo na região”, conta o coordenador do Núcleo de Cooperativas da ACIRS, Ricardo da Silva. O evento será realizado na Sala Nobre da Unidavi, no dia 03 de setembro, das 8h30 às 13h30. O Fórum contará com a participação de Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e do economista, Otto Nogami.

Freitas, natural de São Paulo, é agropecuarista e cooperativista há mais de 20 anos. Sua contribuição para o desenvolvimento do cooperativismo teve destaque na gestão frente à Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP), entre 1997 e 2001, como representante máximo do setor, no exercício de presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e também do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), desde 2001. Freitas é graduado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB).

Nogami é economista pela FEA/USP, tem MBA em Finanças pelo IBMEC Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, é Mestre em Economia pela Universidade Mackenzie, e Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Fez cursos de especialização e aperfeiçoamento no Local Autonomy College – Ministry of Internal Affairs and Communications (Tóquio, Japão), na Harvard Business School (Boston, EUA) e na Darden Business School da Universidade da Virgínia (Charlottesville, EUA). Nogami é gestor de fundos de investimentos, consultor de empresas e membro de conselhos de administração, técnicos, consultivos e editoriais. Professor em programas de educação executiva. É co-autor dos livros Recursos e desempenho dos programas de formação de mão-de-obra (Nobel/MTb, 1985), Fundamentos de economia (Terra, 1994), Princípios de economia (Cengage Learning, 2012, 6 ed.), Princípios de economia – livro de exercícios (Thomson-Pioneira, 1999), Dinâmica da economia mundial contemporânea (Scortecci, 2003) e Latin American business cultures (New York: Pearson, 2005; London: Palgrave Macmillan, 2011), e autor dos livros Não seja o pato do mercado financeiro (Avercamp, 2004) e Economia (IESDE, 2007). Palestrante, conferencista e autor de mais de uma centena de artigos e trabalhos acadêmicos.

Durante o fórum também será divulgado o resultado de uma pesquisa com informações socioeconômicas das cooperativas da região. O ingresso custa R$ 100,00, com almoço incluso, no Restaurante Concórdia, em Rio do Sul. O evento é exclusivo para os dirigentes das cooperativas nucleadas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3531-0500, ou pelo e-mail consultoria2@acirs.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *