Cresol e BNDES visitam produtores e acompanham os avanços do Projeto de Desenvolvimento e Inclusão

Cresol e BNDESRepresentantes da Área Agropecuária e de Inclusão Social do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estiveram na Central Cresol Baser nos dias 20 e 21 de julho para acompanhamento dos recursos destinados à aplicação em Microcrédito Produtivo e Orientado e aos recursos utilizados no Projeto de Desenvolvimento e Inclusão de Expansão do Cooperativismo de Crédito realizado em parceria Cresol/BNDES.

No primeiro dia, o representante da Carteira de Crédito da Central Cresol Baser, José Padilha, conduziu a apresentação institucional e os dados referentes aos recursos destinados ao Microcrédito Produtivo e Orientado, destacando as informações aos projetos e o acompanhamento feito pela Central Cresol Baser e pelas Cooperativas Singulares. Além das apresentações, foram feitas visitas a microempreendedores rurais, tomadores de microcrédito nas Cooperativas filiadas ao Sistema Cresol, com objetivo de verificar a operacionalização do recurso e a aplicabilidade, as visitas a microempreendedores foram realizadas nos municípios de Enéas Marques e Dois Vizinhos.

Em uma entrevista conduzida pelos representantes do BNDES, os microempreendedores tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos e o uso que fizeram dos recursos repassados pelas Cooperativas, destacando suas propriedades e os bens, objetos dos financiamentos de microcrédito. Também foi solicitado aos microempreendedores algumas informações, como de que forma os agricultores chegaram até a Cresol e há quanto tempo os beneficiários eram associados da cooperativa; se os créditos da Cresol beneficiaram o desenvolvimento da propriedade; quantos financiamento tinham realizado na Cooperativa e quantas operações de microcrédito.

“É nítida a alegria dos produtores em apresentar a realização de seus desejos, e perceber o quanto os projetos finalizados melhoraram e facilitaram o trabalho no campo”, destacou José Padilha, que acompanhou as visitas aos microempreendedores rurais.

A cooperada Amélia Angelina Vodzicki, da Cresol Dois Vizinhos, foi uma das microempreendedoras que recebeu a visita do BNDES. Ela destacou a importância da Cresol na renda da família, visto que precisou fazer adaptações em sua residência como a ampliação e construção de uma cozinha para panificação, uma adequação necessária e solicitada pela vigilância sanitária.

Projeto de Desenvolvimento e Inclusão

No segundo dia, foram apresentados os dados do Projeto de Desenvolvimento e Inclusão (PDI) pelo coordenador Jaap Van Doorn, mostrando as unidades beneficiadas e o controle de como foram aplicados os recursos, destacando a importância do projeto para as unidades contempladas. “O Projeto de Desenvolvimento de Micro Finanças e Inclusão Produtiva para o Combate a Extrema Pobreza em Territórios da Cidadania iniciou em dezembro de 2012 e até final de 2015 foram implementadas 25 unidades financiadoras pelo Sistema Cresol Baser em seis estados brasileiros, buscando atender um público com pouco acesso a serviços financiados”, enfatizou o coordenador.

O projeto possibilitou além da instalação destas unidades, etapas de capacitação para cooperados, funcionários e conselheiros, como também um fundo não retornável promovendo a inclusão produtiva dos agricultores por meio de investimentos coletivos.

A visita do BNDES teve como objetivo acompanhar o projeto com ênfase na aplicação de recursos, principalmente em operações de microcrédito destinadas a atender beneficiário do Pronaf B e Pronaf Investimento para operações com valores inferiores a R$ 10 mil. Além disso, planejam realizar o acompanhamento nas unidades da Cresol que foram beneficiadas com o projeto PDI, e a aplicação dos recursos em projetos coletivos implementados pelos beneficiários do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *