O poder de agir para um futuro sustentável, tema do Dia Internacional das Cooperativas

Dia internacional do cooperativismo 2016 logoMensagem do Dia Internacional das Cooperativas 2016.

A 2 de julho, o Dia Internacional das Cooperativas celebrará o modo como as empresas cooperativas contribuem para alcançar os dezassete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas que estabelecem, até 2030, uma agenda ambiciosa para acabar com a pobreza, combater as alterações climáticas, assegurar a qualidade de vida e a inclusão para todos.

As cooperativas, enquanto entidades assentes em valores e princípios vocacionados para satisfazer as necessidades das pessoas, são parceiros bem colocados para ir de encontro dos ODS, contra a fome, pela segurança alimentar, pela igualdade de gênero, pelo crescimento inclusivo e pela produção e consumo sustentáveis, entre outros objetivos.

Os ODS refletem muitos dos objetivos delineados no Plano de Ação para a Década Cooperativa, uma estratégia global para que as cooperativas se tornem líderes reconhecidas na sustentabilidade econômica, social e ambiental, o modelo preferido pelas pessoas e a forma empresarial de mais rápido crescimento.

Ao adotarem os ODS, em setembro de 2015, os Estados membros das Nações Unidas reconheceram o papel que as cooperativas desempenham enquanto atores no setor mercantil da economia social.

Atento o reconhecimento da importância das cooperativas na política global, e a relevância dos ODS para o trabalho diário cooperativo, a Aliança convida os cooperadores à volta do mundo para se empenharem na implementação dos ODS, tornando-se apoiantes das Cooperativas a favor da Plataforma 2030, uma campanha da Aliança para unir as cooperativas de todo o mundo, todas juntas, na construção de um futuro sustentável.

A plataforma permitirá que as cooperativas apreendam os ODS, estabeleçam objetivos para alcançá-los, monitorizem o seu progresso e verifiquem como se estão a envolver as outras cooperativas.

Por estarem tão próximas das comunidades que servem, trata-se de uma oportunidade rara de colaborar a nível global para alcançar interesses partilhados.

Todos sabemos que as cooperativas têm o poder de agir em prol de um futuro sustentável.

Vamos partilhar esse poder com o mundo.

Adiram hoje a www.coopsfor2030.coop e partilhem o modo como a vossa cooperativa está a celebrar o Dia Internacional de 2016 usando o hashtag #coopsday.

Exemplos de contribuições cooperativas para o desenvolvimento sustentável

As cooperativas japonesas geram emprego para 5,4 milhões de pessoas, quase o dobro do total de cidadãos desempregados.

No Quénia, o tipo de crédito mais oferecido pelas cooperativas de poupança e crédito destina-se ao pagamento de mensalidades escolares, permitindo aos membros educar os seus filhos.

Desde 2003, o projeto “Coop Italia” recuperou bens ainda no prazo de validade, não vendidos, doando-os a organizações caritativas e pessoas necessitadas. Através do programa “Coop Italia”, o desperdício alimentar foi reduzido em 3544 toneladas métricas e permitiu apoiar cerca de 150 mil pessoas necessitadas.

Na Argentina, a Cooperativa Agropecuária e Artesanal União Quebrada e Valles Lda (Cauqueva) ajuda os agricultores a cultivar, processar e comercializar batata indígena, gere um museu e um restaurante visando promover os modos de vida tradicionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *