Associado de cooperativa de crédito de 11 anos é o mais jovem escritor de finanças pessoais do país

CAPA FINAL ERICOUm menino de 11 anos, de Cuiabá, no Mato Grosso, associado de cooperativa de crédito desde 2004 e filho de gaúchos de Três de Maio RS, entrou para a história como o mais jovem escritor brasileiro de finanças pessoais. Trata-se de Érico Metzner, que compartilha com os leitores suas estratégias para conseguir seu próprio dinheiro, planejar o seu futuro e realizar os seu sonhos.  A obra Como Conquistar seu próprio dinheiro foi escrita em parceria com sua mãe, a Coach Financeira, Eliane D. Metzner. O livro é uma oportunidade tanto para crianças como adultos entenderem um pouco mais sobre as finanças sob a ótica do jovem autor.

Como você começou a juntar dinheiro?

Quando eu tinha 6 anos, eu costumava pedir muitas coisas aos meus pais, lanches, brinquedos, e então meus pais resolveram me dar o mesmo dinheiro que costumavam gastar por mês comigo para que eu mesmo fizesse as minhas escolhas, No começo eu gastei tudo, mas depois percebi que poderia usar um pouco e guardar um pouco, para comprar coisas melhores.

Para juntar dinheiro é preciso vencer muitas tentações. Quais as mais difíceis?

Jogos! Mas minha mãe pede para eu pesquisar em vários lugares, e aí passa uns dias ou um mês, e minha vontade passa. Porque na verdade era impulso.

Quais os seus objetivos?

Eu tenho dois potes, um pote do futuro, onde junto dinheiro para quando eu tiver 18 ou 20 anos abrir um negócio, e com o lucro poder ter uma vida boa, casa, carro…, e o pote dos sonhos, onde eu junto dinheiro para realizar os pequenos sonhos, celular, jogos.

O que mais o motiva para atingir os teus objetivos?

Saber que eu posso conquistar as minhas coisas com pequenos hábitos do dia a dia.

O que você já conquistou até agora?

Eu comprei um computador, uma TV, um celular e o X-box. Além disso, meus pais me ajudam com o meu pote do futuro. Para lá vai uma parte dos presentes e eles fazem depósitos mensais.

E você já tem outros projetos?

Eu vou juntar. Aí eu decido. Se não decidir, eu coloco no pote do futuro. E o que eu ganhar com o livro vou aprender a investir melhor, previdência, CDB, ações.

A obra foi lançada em novembro de 2015 pela Editora Momentum, empresa do Instituto Coaching Financeiro, um dos mais importantes núcleos de Educação Financeira do país.

”O que chama atenção quando vemos Érico, de apenas 11 anos, escrevendo e ensinando crianças e adultos, é que 81% da população brasileira é carente em educação financeira. Isso inclui os adultos. Não aprendemos nas escolas e também não aprendemos em casa. A experiência relatada no livro entre mãe e filho, ao trabalharem juntos em prol da população, é algo épico. Este livro veio para inspirar as famílias e transformar a educação financeira dos filhos. Érico e Eliane vieram para fazer a diferença”, destaca Roberto Navarro, do Instituto Coaching Financeiro.

Érico é filho de Eliane, que trabalhou 9 anos na Unicred MT e 12 anos entre Sicredi Noroeste RS, Central Sicredi MT/PA/RO e Sicredi Ouro Verde MT, e hoje dá treinamentos de investimentos, inteligência financeira e certificação Anbima para Cooperativas, e filho de Paulo, Cooperativário há  30 anos, sendo 11 anos na Sicredi Noroeste, 3 na Central Sicrei MT e 16 anos no Sicoob MT, sendo hoje gerente de auditoria.

Érico é associado de cooperativa de crédito desde 2004.

Saiba mais sobre o livro no www.financasnapratica.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *