IBGC lançará o Guia de Boas Práticas de Governança em Cooperativas

IBGCO primeiro desafio que se lança ao se falar de governança para cooperativas é a diversidade de segmentos econômicos que se estruturam por essa forma jurídica e sua existência nos mais diversos portes. Este guia busca estudar as possibilidades de governança para tais organizações através dos princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Com este objetivo, o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Cooperativa) convida para a palestra do lançamento do “Guia de boas práticas de governança para cooperativas”

PALESTRANTES

Luiz Edson Feltrim – Bacharel em Matemática pela UNESP, é servidor de carreira do Banco Central do Brasil desde o ano de 1974. Antes de se tornar diretor, exerceu os cargos de Secretário-Executivo e de Chefe do Departamento de Organização do Sistema Financeiro. Com intensa atuação profissional nas áreas de microfinanças e cooperativismo, participou da edição de livros e foi autor de artigos em publicações sobre o tema, dentre os quais, “Governança Cooperativa” (BCB, 2009), “Perspectivas e Desafios para a Inclusão Financeira no Brasil: visão de diferentes atores” (BCB, 2009), “Disseminando boas práticas entre as cooperativas de crédito de MPE” (Sebrae, 2011) e “Escrevendo o próprio destino: do zero ao bilhão” (Confebras, 2012). À frente da nova diretoria de Relacionamento Institucional e Cidadania desde 2012, sua gestão tem sido marcada por importantes avanços nas áreas de educação financeira, atendimento ao cidadão e comunicação institucional. Estão sob sua coordenação ainda a Ouvidoria e a Assessoria Parlamentar do Banco Central.

Decio Zylbersztajn – É Professor Titular Sênior da Universidade de São Paulo (USP) onde atua na área de Economia das Organizações e Estratégia desde 1990. É membro da “International Society for New Institutional Economics”, da Associação Brasileira de Economia Agrícola, é membro honorário “fellow” da “International Food and Agribusiness Management Association”. É responsável por disciplinas de Economia das Organizações, Estratégia, Economia das Relações Agroindustriais e Análise Econômica do Direito. Organizou e dirige o Programa de Estudos de Relações Agro-Industriais (PENSA). Criou e dirigiu o Centro de Estudos de Economia, Direito e Organizações na USP. É pesquisador associado ao CNPq e recebeu a medalha do mérito Científico do Governo do Estado de São Paulo. É membro dos Conselhos do Grupo Jari, da Illy Experimental do Brasil, da Fundação JARI, do Agronegócio da FIESP e é membro do corpo de árbitros da Câmara de Mediação e Arbitragem da Sociedade Rural Brasileira além de vários conselhos editoriais de revistas científicas no Brasil e no exterior.

  • DATA – 29 de maio de 2015, sexta-feira.
  • LOCAL – Blue Tree Premium Morumbi – Avenida Roque Petroni Jr. 1000 – Sala Ametista 1 – Piso C1 – São Paulo – SP
  • HORÁRIO
    08h00 – Credenciamento
    08h30 – Palestra e debate
    10h00 – Encerramento

INSCRIÇÃO – Evento gratuito

Mais informações:  (11) 3185 4200 – secretaria@ibgc.org.br – http://www.ibgc.org.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *