Sicredi desenvolve ações de educação financeira

A educação financeira faz parte do dia a dia do Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 2,8 milhões de associados. O amplo portfólio de produtos e serviços se completa com a capacidade de apoiar os associados a identificar as melhores escolhas para os seus objetivos.
A qualidade do relacionamento que a instituição estabelece com os associados, o Crédito Responsável Sicredi e os conceitos de educação financeira contribuem diretamente para o baixo índice de inadimplência. Em setembro de 2014, enquanto o mercado apresentava índices de 7,2% para o crédito pessoal, descontado o crédito consignado, e de 4,4% para financiamento de veículos de pessoas físicas, no Sicredi, os indicadores estavam em 2,4% e 2,3%, respectivamente (referência: Indicador de Over 90).

O Sicredi também promove inciativas para auxiliar pessoas físicas e jurídicas a transformar o acesso responsável ao capital em um caminho de boas oportunidades. As ações incluem formação permanente dos colaboradores para atuar como consultores financeiros dos associados, eventos presenciais com a comunidade e a cartilha “Educação Financeira: cuidar para crescer”, que traz orientações práticas para uma vida financeira saudável e sustentável. A publicação foi desenvolvida pela Fundação Sicredi, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), entidade do Sistema Sicredi estruturada para promover a cooperação, a cidadania, a formação dos associados e a sustentabilidade.

A cartilha “Educação Financeira: cuidar para crescer” integra os materiais complementares de formação dos associados do Programa Crescer, que tem como principal objetivo informar ao associado e futuros integrantes das cooperativas sobre as características do empreendimento cooperativo. Desde o lançamento, em 2008, 82,1 mil associados já foram capacitados pelo Programa Crescer. Em 2014, 15,6 mil associados participaram das formações.

Além de orientações, os associados do Sicredi contam com soluções que contribuem com a educação financeira. Para investir, estão disponíveis os produtos poupança, depósitos a prazo e fundos de investimento. A instituição financeira cooperativa também oferece planos de previdência para que o associado possa investir com segurança, rentabilidade e manter o padrão de vida no futuro. Em setembro de 2014, o Sicredi registrou 55,6 mil planos ativos e uma reserva atual de R$ 350,9 milhões.

O Sicredi também oferece aos associados planos de consórcios em diversos segmentos, para que ele possa adquirir seus bens, por meio de pequenas parcelas mensais. Com as soluções em seguros, ele protege o seu patrimônio e a sua família, com opções para pessoa física e jurídica.
Para os colaboradores, o Sicredi disponibiliza o plano de previdência privada, complementar ao sistema de previdência social. Os colaboradores podem investir de 1% a 6% da remuneração fixa mensal, dependendo do teto estabelecido pela empresa local, em Fundo de Aposentadoria Programada Individual (Fapi). O Sicredi contribui com a mesma parcela em um Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL).

Atualmente, 85,2% das cooperativas oferecem planos de previdência aos colaboradores. A reserva oriunda das contribuições realizadas pela empresa em nome dos colaboradores soma R$ 69 milhões, sendo que 60% deles possuem plano de previdência.

Sobre o Sicredi – O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,8 milhões de associados e 1.316 pontos de atendimento, em 11 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 101 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. – uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *