Assembleia conjunta decide sobre projeto de incorporação da Concredi pela Viacredi

Reunião está marcada para o dia 28 de novembro, às 19h30, no Parque Vila Germânica. Se aprovada a unificação, a Viacredi assume integralmente a estrutura de atendimento da Concredi

Uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) conjunta entre cooperados da Viacredi e da Concredi, marcada para o dia 28 de novembro, às 19h30, no Parque Vila Germânica, em Blumenau, vai deliberar sobre a proposta de unificação das duas cooperativas, que têm um histórico respeitável como instituições saudáveis e de crescimento sustentável. Se aprovada, a Viacredi – maior cooperativa de crédito do Brasil em número de cooperados – assumirá integralmente, a partir de 1º de dezembro de 2014, a estrutura da Concredi, hoje composta por dois Postos de Atendimento e mais de 4,1 mil cooperados.

O projeto de unificação vem sendo conduzido conjuntamente pelas duas cooperativas, com o aval da CECRED (Cooperativa Central de Crédito Urbano), central de cooperativas de crédito à qual ambas estão filiadas. Em agosto, a proposta foi aprovada por unanimidade pelos cooperados presentes às Assembleias Gerais Extraordinárias realizadas individualmente pela Concredi (com a participação de 246 cooperados) e da Viacredi (com 800 cooperados). Na ocasião, foi criada uma Comissão Mista formada por três integrantes de cada cooperativa, que acompanha os estudos sobre a incorporação.

O objetivo principal desta proposta é fortalecer o cooperativismo de crédito na região, melhorando ainda mais a qualidade do atendimento. A expectativa é que a unificação amplie as possibilidades aos cooperados, trazendo vantagens diretas com o ganho em escala, redução de custos em produtos e serviços e maior participação no retorno das sobras. “A unificação representa a oportunidade de fortalecermos em uma só cooperativa o que hoje a Viacredi e a Concredi têm de melhor individualmente, beneficiando os cooperados e contribuindo para a continuidade do nosso crescimento sustentável”, afirma o presidente do Sistema CECRED, Moacir Krambeck.

A decisão segue as diretrizes do Banco Central, previstas também no Planejamento Estratégico do Sistema CECRED, quanto a evitar a sobreposição de área entre duas cooperativas de um mesmo sistema. Para garantir total transparência sobre o processo de unificação, estão sendo realizadas pré-assembleias em todas as regiões onde há Postos de Atendimento das cooperativas, para apresentação do projeto.

Se aprovada a incorporação, os dois Postos de Atendimento da Concredi serão mantidos e os seus colaboradores passarão a integrar o quadro da Viacredi. Os cooperados continuarão a contar com os produtos e serviços aos quais já estão habituados e passarão a se beneficiar de toda a estrutura de atendimento que a Viacredi dispõe na região.

 

  CONCREDI VIACREDI
Definição Cooperativa de Crédito dos Micros e Pequenos Empresários do Vale do Itajaí Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí
Constituição em 16 de setembro de 1997 26 de novembro de 1951
Sede Rua Amadeu da Luz, 50 – Centro – Blumenau Rua Hermann Hering, 1125 – Centro – Blumenau
Postos de Atendimento 2 76
Número de cooperados (aproximado) 4.100 300.000
Total de ativos R$ 65 milhões R$ 2,2 bilhões
Força de atuação para agregar à unificação Expertise ao público Pessoa Jurídica Maior cooperativa de crédito do Brasil em número de cooperados, com atuação em 18 municípios do Vale do Itajaí e 63 anos de experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *