Ranking das maiores cooperativas de crédito brasileiras – base dez/2013

Baseado nos primeiros dados divulgados pelo BACEN e pela OCB, relativos ao encerramento do ano de 2013, já é possível divulgar o ranking das maiores instituições financeiras cooperativas do Brasil.

As 100 maiores cooperativas administram 60% dos volumes totais do setor.

MaioresCC2013

Em havendo alguma correção necessária, relativa ao nome fantasia ou sede da cooperativa, basta deixar registrada a informação nos comentários abaixo.

9 Comentários

  1. Bom Dia Cooperativistas!

    Parabens as 1.154 Cooperativas que fazem com que tenhamos um processo de Acessibilidade aos Juros Menores, ao Atendimento realmente Personalizado, praticam a União faz a Força.

    Fazer Gestão Empresarial é fundamental para solidificar uma Entidade, independentemente do Orgão Regaulador, mas uma prestação de contas ao Cooperado, ao Dono do Negócio.

    É uma luta diária, mas os Resultados nos dão o oxigênio necessário para Vencer os Desafios do Dia Dia.

    Que o Segmento de Crédito continue a dar os excelentes exemplos e seja o espelho para os demais segmentos do Cooperativismo, permitindo o país a ser o País de Hoje !

    SALVADOR SERRATO

  2. Muito bom. Sugiro que publiquem as 100 + rentáveis. É importante, pois uma prestação de contas ao cooperado, ao DONO DO NEGÓCIO, é necessária uma boa gestão empresarial.
    Aguardo a relação das 100 + rentáveis – base ano 2013.
    Grato p/atenção.
    Hugo Carvalho.

  3. O cooperativismo de crédito no Brasil é o ramo do cooperativismo mais bem organizado, demonstrando a força da união das pessoas quando levado a serio. Precisamos aproveitar mais esta pujança que é o cooperativismo de crédito, principalmente dando exemplo para melhoria da gestão pública. O cooperativismo é uma sociedade de pessoas mas, nestes dados está demonstrando que é uma sociedade de capital, precisa esclarecer melhor a participação dos sócios nestes resultados através dos números de associados em cada cooperativa.

  4. Hugo Tavares de Carvalho, bom dia

    Com relação à publicação das cooperativas mais rentáveis, discordo em parte da visão que me parece que você tem.

    Ocorre que uma cooperativa não tem como finalidade a geração de grande volume de sobras. Existe inclusive um escritor (Pontes de Miranda) que diz o seguinte: “as pessoas mais se unem em cooperativas não para lucrar, mas sim para que outros não lucrem sobre elas”.

    Por esta lógica, as cooperativas tem como principal objetivo atender bem à seus associados, cobrando sempre que possível juros menores do que os bancos tradicionais. Ora, ao cobrar juros menores, sua rentabilidade, apurada apenas através do balanço, não será das melhores visto que ela já distribuiu parte das sobras no decorrer do ano que findou.

    Por outro lado, uma cooperativa que gerou uma excelente rentabilidade, medida através do balanço, pode ter sido aquela que no dia a dia cobrou as maiores taxas de juros de seus associados, fato este que deveria ser questionado pelos associados.

    Esta interpretação é a que tenho baseada na minha pouca vivência no cooperativismo. Talvez outros leitores possam ajudar nesta discussão externando sua opinião.

  5. Bom dia,

    Parabéns ao cooperativismo de crédito, que se mostra a cada ano, mais forte e sustentável.
    Aproveito a oportunidade para pedir que façam uma correção, pois a Unicred Bandeirante está localizada na cidade de Americana, estado de SÃO PAULO e não Rio de Janeiro.

    Obrigada!

  6. Interessante é analisar os números e verificar que cooperativas de crédito com apenas 11 mil cooperados estão listadas entre as 10 primeiras colocadas em totais de ativos. Já a 1º colocada tem somente 50 mil sócios. Sucesso para todas.

  7. Prezados Senhores:

    Solicito enviar o arquivo completo de todas as cooperativas, se possível.

    Muito obrigado,

  8. Parabéns a Sicredi Centro Sul MS!! Entre as 20 maiores!! Espero pelo ranking referente a 2014!! Tenho certeza que iremos subir algumas posições!!!

  9. 05 de Junho – Dia Internacional do Cooperativismo

    Parabéns a todos os Cooperados que fortalecem, cada vez mais, esta filosofia de Inclusão e Resultados Financeiros Positivos! Os Parabéns àqueles que dirigem e executam as Decisões das Assembleias. É com orgulho que Participo do Movimento Cooperativista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *