Unicred Bandeirante recebe Prêmio de Excelência de Gestão do Cooperativismo

Foram inscritas no prêmio 316 cooperativas de todo o Brasil. Apenas 28 foram as vencedoras

Em cerimônia realizada na noite de terça-feira (19), em Brasília, a Unicred Bandeirante, que é uma Instituição Financeira Cooperativista, participou de uma solenidade especial, promovida pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). Na ocasião, a Cooperativa recebeu, na categoria Bronze, o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão do Cooperativismo.

Foram inscritas na premiação 316 cooperativas de todos os ramos. As instituições receberam pontuações que deram origem aos índices de gestão, governança e sustentabilidade. A partir daí, seguiram-se cinco etapas avaliativas distintas, inclusive, a verificação in loco por avaliadores sobre as respostas apresentadas pelas cooperativas e decisões tomadas por um Comitê e uma Banca Julgadora.

Das cooperativas inscritas, 150 foram escolhidas pela banca, representada por profissionais de vários setores: André Luis da Silva Dantas, representante do Sebrae Nacional; Jairo Martins da Silva, superintendente da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ); Ronaldo Vieira da Silva, representante do Banco Central do Brasil; Roberto Rodrigues, Embaixador da FAO/ONU e Marcos Vasconcelos, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A análise da banca foi feita sem o conhecimento sobre quais eram as cooperativas.

Após toda a avaliação, 28 cooperativas foram escolhidas para receber a premiação, sendo 18 classificadas em bronze, sete em prata e três em ouro.

A Unicred foi representada no evento pelo presidente do conselho de administração, Dr. Armando Lazzaris Fornari, o CEO, Dr. Emerson Assis, o diretor comercial, Sr. Max Souza da Silva e a gerente de marketing, Sra. Janaina Rosalen.

Para o presidente, o prêmio foi recebido com muita satisfação. “A premiação é de todos que fizeram parte dos processos para o desenvolvimento e amadurecimento da Unicred – a diretoria e conselheiros de administração, que tiveram os seus mandatos encerrados em 2013; colaboradores; cooperados; parceiros; Sescoop/SP, que sempre esteve conosco trabalhando para capacitação do nosso pessoal”, comentou.

O objetivo do prêmio é valorizar e reconhecer boas práticas de gestão e governança, incentivando, cada vez mais, o crescimento e o investimento no profissionalismo das cooperativas brasileiras. O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão foi realizado pela primeira vez este ano, e é uma ação inovadora do Sistema OCB.

Atualmente, no Brasil, o sistema cooperativista é representado por mais de 6 mil cooperativas de diversos segmentos. Na região em que atua, a Unicred Bandeirante é a principal força do cooperativismo de crédito. Hoje possui quase 9 mil cooperados, distribuídos em 11 agências, que estão presentes nas microrregiões de Americana, Piracicaba e Botucatu.

De acordo com o Dr. Armando, a visão da Unicred foi sempre ser reconhecida no cooperativismo de crédito pela sua qualidade na gestão. “O resultado está aí, com o Prêmio Excelência de Gestão. Estamos certos de que o compromisso é manter, pois muitas vezes é mais fácil conseguirmos alcançar alguma posição, do que mantê-la”, disse.

Ele ainda acrescentou que o trabalho continuará e os projetos seguiram em frente e os processos serão analisados, como sempre, para que a cooperativa consiga progredir muito mais.

Fonte: Unicred Bandeirante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *