Sicoob é vencedor do IX Prêmio Relatório Bancário 2013

Na noite de ontem (25/11), o Sicoob recebeu o IX Prêmio Relatório Bancário 2013 como melhor instituição financeira do país em Atendimento em Agências – Plataforma de Caixas. A premiação reconhece as principais contribuições e práticas realizadas pelo setor financeiro e seus fornecedores para o aprimoramento do sistema financeiro nacional.

A Plataforma de Caixa é um aplicativo utilizado por todos os empregados envolvidos diretamente no atendimento ao público, de gerentes aos caixas. Desenvolvido pela área de tecnologia do Sicoob Confederação, o aplicativo tem a finalidade de agilizar o serviço prestado pelas cooperativas, nas baterias de caixa, com mais flexibilidade e menor custo.

Entre o portfólio de serviços que compõe a plataforma estão: Digitalização de cheques; Configuração dos periféricos (impressoras, leitoras de cartão, digitalizadoras); Disponibilização de transações financeiras, como por exemplo, saques, depósitos, transferências, pagamentos, extratos, cadastros e trocas de senha de cartões com chip; Monitoração do volume financeiro da bateria de caixa; e Autorização remota dos estornos.

Entre os principais benefícios oferecidos pela plataforma às cooperativas estão a redução de custos para as Singulares em relação à aquisição de licenças para sistemas operacionais, processo de atualização automático do aplicativo permitindo ao operador de caixa melhor atendimento ao associado, e redução do risco de assaltos às cooperativas por meio da integração da plataforma com cofres eletrônicos conhecidos como tesoureiros eletrônicos.

Sobre o Prêmio Relatório Bancário

O Prêmio Relatório Bancário é considerado o mais tradicional evento do setor financeiro e bancário. No ano passado recebeu a inscrição de 198 cases e a edição deste ano contou com a inscrição de 205 cases, que foram analisados por um grupo de jurados formado por especialistas do setor, que analisou itens como sustentabilidade, inovação e resultados alcançados após a implantação do projeto. Além do Sicoob, concorreram também, em diversas categorias, entidades como Banco do Brasil, Caixa Econômica, Santander, Itaú, Bradesco, Sicredi e Boa Vista Serviços.

Em 2011, em parceria com a e Stefanini, o Sicoob já havia sido premiado na categoria “Destaque” melhor em digitalização de documentos: Solução para verificação automática da qualidade da imagem de cheques.

Sobre o Sicoob

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 2,5 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por mais de 500 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação) que tem a finalidade de defender os interesses das cooperativas representadas, ofertar serviços, promover a padronização, supervisão e integração operacional, financeira, normativa e tecnológica. Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil S.A. (Bancoob) especializado no atendimento às cooperativas de crédito e cujo controle acionário pertence às cooperativas do Sicoob; a Bancoob DTVM, distribuidora de títulos e valores; o Sicoob Previ, fundação que oferece plano de previdência complementar; a Cabal Brasil, bandeira e processadora de cartões e a Ponta Administradora de Consórcios. Conta ainda com o Fundo Garantidor do Sicoob (FGS), que confere credibilidade ao Sistema e garante a proteção dos recursos dos seus associados. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfólio de produtos e serviços para seus associados e possibilitam acesso a recursos para empréstimos em geral e investimentos, tanto para pessoas físicas como jurídicas, com juros mais acessíveis.

Fonte: Sicoob

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *