Sicredi cresce 16% no primeiro semestre em São Paulo e Paraná

Modelo de gestão, programas sociais e transparência na administração contribuem para o sucesso e sustentabilidade do empreendimento cooperativo.

As cooperativas de crédito filiadas ao Sistema Sicredi no Paraná e São Paulo estão se constituindo numa grande força do mercado financeiro. O desempenho e os resultados positivos do Sicredi no primeiro semestre deste ano comprovam que o modelo de gestão e a transparência na administração contribuem para o sucesso e sustentabilidade do empreendimento cooperativo. Além disso, o Sistema realiza ações sociais e reinveste na própria comunidade onde está inserido.

Os resultados dos últimos anos demonstram a solidez do negócio, que existe há mais de 100 anos e faz sucesso em todo o mundo, principalmente na Holanda, Alemanha e China. Os ativos totais do Sicredi no Paraná e em São Paulo (contando com 37 cooperativas de crédito) cresceram no primeiro semestre deste ano 16%, em relação ao mesmo período de 2012.

O patrimônio líquido também teve um incremento de 10,2%, em comparação ao primeiro semestre do ano passado. O capital social subiu 11,4%, e as reservas 46,3%. A carteira total de crédito aumentou 31,5% em junho de 2013, em comparação com o mesmo período do ano passado. O número de associados também cresceu mais de 23%, chegando a 615 mil.

O desempenho das cooperativas, que se mostra melhor a cada ano, é reflexo de um modelo de governança alinhado às boas práticas de mercado e de programas que oferecem a formação necessária para que os associados participem efetivamente do processo de gestão. Segundo o presidente da Central Sicredi PR/SP e da Sicredi Participações S.A., Manfred Dasenbrock, é resultado de um modelo de gestão e atuação diferenciado, no qual os associados têm poder de decisão.

Em nome do Sicredi, Dasenbrock recebeu a premiação na Assembleia Geral do Woccu (Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito), realizada de 14 a 17 de julho, em Ottawa, no Canadá, do maior incremento no percentual de ativos – dentre as cooperativas de crédito espalhadas em mais de 70 países. Na solenidade, o presidente do Woccu, Manuel Rabines, e o presidente-executivo, Brian Branch, declararam que o modelo sistêmico que o Sicredi desenvolveu, aliado ao profissionalismo implantado nas cooperativas integrantes do Sistema, é a razão do destaque concedido.

O Sicredi é uma sociedade de propriedade coletiva, a serviço do desenvolvimento econômico dos associados e de suas comunidades, com práticas sustentáveis de governança corporativa. “Além disso, as pessoas veem o investimento feito nas próprias comunidades, por meio de ações como A União Faz a Vida, o principal Programa de Responsabilidade Social do Sicredi, que já está em desenvolvimento em 51 municípios”, reforça Dasenbrock.

O Sicredi também registrou crescimento na capilaridade no primeiro semestre de 2013, somando 424 pontos de atendimento. No projeto de expansão no Estado do São Paulo foram inauguradas dez unidades de atendimento no interior do Estado e serão abertas mais oito até o final de 2013, chegando a 435 pontos. “São Paulo é uma região estratégica para o Sicredi. Por isso, não estamos medindo esforços para aumentar nossa presença e oferecer bons serviços para a região“, destaca o superintendente da Central Sicredi PR/SP, Maroan Tohme.

Sobre o Sicredi – O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,3 milhões de associados e 1.232 pontos de atendimento, em 10 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 107 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. – uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.

* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

1 comentário

  1. Parabéns ao SICREDI pela evolução. Sempre tive certeza do potencial existente no Estado de São Paulo. A boa gestão atual demonstra que a entrada do SICREDI no Estado de São Paulo não foi bem alicerçada no seu começo e agora com a gestão do pessoal do Paraná mostra o quanto é possível crescer com boa base de sustentação.

    Sucessos contínuos.

    ELTON PINHEIRO, ex colabrador do SICREDI NOROESTE SÃO PAULO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *