Cooperativas de Minas Gerais planejam atividades de voluntariado

Sicoob Central Crediminas apoia e instrui cooperativas a participarem do Dia C

Belo Horizonte, junho de 2013 – O Sicoob Central Crediminas incentiva, pelo quinto ano consecutivo, a participação de suas singulares e colaboradores no Dia de Cooperar – Dia
C
que, neste ano, será realizado dia 14 de setembro, em várias cidades brasileiras. A Campanha, que tem como slogan “Por que fazer sozinho, se podemos fazer juntos?“, é promovida pelo Sistema Ocemg e visa estimular a integração de ações voluntárias de cooperados, colaboradores e toda a comunidade. A proposta é que as cooperativas planejem, em suas localidades, iniciativas que priorizem o trabalho solidário e que tenham finalidades sociais.

Na última edição, mais de 40 cooperativas do Sicoob Sistema Crediminas participaram e transformaram a vida de milhares de pessoas por meio do voluntariado cooperativo. Ao todo, 231 cidades participaram do Dia C 2012, reunindo 217 cooperativas e 37 mil voluntários, um movimento que beneficiou cerca de 270 mil pessoas. O objetivo é que, nesta edição, seja registrado recorde de cooperativas mineiras que desejem compartilhar experiências, tempo e conhecimento.

O Sicoob Credicarmominas, localizado em Carmópolis de Minas, é um dos exemplos bem-sucedidos de projetos que mobilizaram a comunidade. No ano passado, a cooperativa reuniu cerca de 40 voluntários e promoveu um dia para beneficiar os moradores da cidade, com cortes de cabelo, aferição de pressão, testes de glicose, orientações sobre o microempreendedor individual, distribuição de mudas de plantas e outras atividades. Durante um mês, a cooperativa também arrecadou alimentos não perecíveis para serem doados a uma clínica de recuperação de dependentes químicos. Segundo o diretor-administrativo, Vicente Donizete Lara, o objetivo da singular foi realizar atividades que beneficiassem a população, principalmente na geração e auxílio de renda própria, saúde e preservação do meio ambiente. “Nos preocupamos em preparar um dia exclusivamente voltado para realizar o bem ao próximo, capaz de despertar o espírito da gratidão”, afirma o diretor.

As ações realizadas no Dia C fortalecem a relevância social do Cooperativismo, que também está focado no desenvolvimento das comunidades, e reforça a consciência de que ajudar faz bem não só a quem recebe, mas, principalmente, a quem pratica. Prova disso é o trabalho realizado pela Sicoob Credivertentes, que investiu mais de R$ 18 mil para levar muita diversão e solidariedade ao município Madre de Deus de Minas. “Contamos com a participação efetiva de nossos cooperados e também de diversos voluntários, que doam seu tempo e sua atuação profissional. Nossos colaboradores são estimulados, durante todo o ano, a participarem de atividades sociais junto à comunidade. O Dia C é a continuidade dessas ações, e reforça a imagem da cooperativa como uma instituição próxima e que está presente no dia a dia do município”, destaca o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credivertentes, João Pinto de Oliveira.

Pela primeira vez, a ação acontecerá também no Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, em uma fase piloto. A ideia é que, em 2014, o Dia C se torne acessível aos demais estados, consolidando-se como um projeto do cooperativismo brasileiro.

 

Sobre o Sicoob Sistema Crediminas – O Sicoob Sistema Crediminas congrega 83 cooperativas de crédito que atuam na captação e administração de recursos financeiros, empréstimos e na prestação de serviços para aproximadamente 500 mil associados. No total, são mais de 400 postos de atendimento, localizados em 423 municípios mineiros, gerando mais de cinco mil empregos diretos. As cooperativas proporcionam o acesso a recursos financeiros especiais, para investimento e capital de giro, direcionado a pequenos e médios empreendedores de vários segmentos, incluindo produtores rurais e outros agentes do setor produtivo.

 

Sobre o Sicoob – O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 2 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. O Sicoob é composto por 545 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional de Cooperativas de Crédito do Sicoob (Sicoob Confederação). Compõe ainda o Sistema o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), um banco comercial privado, sociedade anônima de capital fechado, cujo controle acionário pertence às entidades filiadas ao Sicoob, e que opera como provedor de produtos e serviços financeiros para as cooperativas. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfólio de produtos e serviços para seus associados e possibilita acesso a recursos financeiros especiais para empréstimo, investimento e capital de giro, com taxas e juros mais acessíveis.

Fonte: Sicoob Central Crediminas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *