Unicred Porto Alegre inaugura Moeda Cooperativa

A Unicred Porto Alegre inaugurou, na noite desta terça-feira (16), a escultura da “Moeda Comemorativa ao Ano Internacional do Cooperativismo”. A moeda foi lançada pelo Banco Central no final de 2012, como referência ao Ano Internacional das Cooperativas, celebrado no ano passado – uma declaração da Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico sustentável e a redução da pobreza.

“Todos temos conhecimento sobre o que representou o ano de 2012 para o cooperativismo. E o que queremos, agora, é eternizar esse momento, divulgando, ainda mais, o cooperativismo de crédito”, afirmou o diretor-presidente da Unicred Porto Alegre, Paulo Abreu Barcellos, ao abrir a cerimônia.

Para o presidente da Ocergs, Vergilio Frederico Perius, embora a moeda seja pequena, é revestida de significado. “Ela é como o cooperativismo, em que começamos pequenos e juntos nos tornamos grandes”, enfatizou.

Ver imagem em tamanho grandeJá o diretor-presidente da Unicred Central RS, Léo Airton Trombka, destacou que as celebrações de 2012 precisam ter continuidade. “Ao vermos a moeda cooperativa, lembramos da responsabilidade que adquirimos e que, agora, conseguimos frente a um mundo sem individualismo”, disse ao recordar a exposição mundial que o sistema cooperativista obteve no ano passado.

A obra de arte (réplica), elaborada pela artista gaúcha Mayta Fernanda Pasa, mede 50 centímetros, é composta por resina, mármore e com revestimento de lâminas douradas. Já a moeda original do Banco Central tem valor de face de R$ 5, é de prata, pesa 28 gramas e tem diâmetro de 4 centímetros.

Também participaram do evento o gerente-técnico regional do Bacen, Paulo Renato Abrahão, o presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Márcio Pizzato, além de conselheiros e colaboradores da cooperativa.

Fonte: Unicred

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *