Sistema Cresol Central constitui a 61ª Cooperativa Singular

Assembleia de constituição da Cresol Frederico Westphalen aconteceu no último sábado

Foi realizada, no dia 15 de setembro, a Assembleia de Constituição da Cooperativa Cresol de Frederico Westphalen. Cerca de mil pessoas participaram do evento, realizado no ginásio da Linha São José, interior do município, entre elas o Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan.

Segundo Pavan, a Cresol tem um papel importante para a agricultura familiar, pois, através do crédito, é possível investir e adequar as pequenas propriedades. “O cooperativismo é o futuro. É instrumento estratégico para o desenvolvimento rural.” E citou “a Cresol é exemplo de trabalho sério e comprometimento com seus associados”. Pavan também falou que o governo do Estado tem buscado fortalecer esta importante atividade, com programas e projetos voltados para o cooperativismo gaúcho.

Cledir Magri, atual assessor da Cresol Central, foi eleito o Presidente desta que é a primeira cooperativa de crédito de Frederico Westphalen. De acordo com ele, a mudança para cooperativa foi autorizada pelo Banco Central do Brasil e representa uma conquista para o município. “Trata-se de um grande avanço para os associados, para a região do Médio Alto Uruguai e para o Sistema Cresol Central. A constituição de uma cooperativa no extremo Norte do Rio Grande do Sul permite expandir o atendimento nos municípios da região”, afirmou Magri.

Durante a assembleia foi feita a leitura de alguns indicadores da Cresol, bem como a aprovação do estatuto. Posteriormente, foi eleita e diretoria e o conselho fiscal. Além de Magri, a Cresol Frederico Westphalen terá Loreno Cerutti como Vice-presidente e Sidnei Barbieri como Secretário.

Durante a assembleia também estiveram presentes, o Diretor Presidente em exercício da Cresol Central, Gelson Ferrari, os Diretores Presidentes das Cresóis de Constantina e Sarandi, Claudinei Tomazelli e Claudinor Lorini respectivamente, o Presidente da Cotrifred, Élio Pacheco, além de presidentes de sindicatos de vários municípios da região. Após os pronunciamentos foi servido um almoço e realizado sorteio de prêmios para os associados.

A Cresol em Frederico Westphalen

A Cresol atua no município de Frederico Westphalen há quatro anos e, até então, constituía-se como Posto de Atendimento da Cresol Constantina. Atualmente, conta com 10 colaboradores e possui, aproximadamente, 2.300 mil associados.

Fonte: Sistema Cresol Central

1 comentário

  1. Nos orgulha o crescimento da Cresol, mais uma cooperativa em solo gaúcho, voltada aos pequenos e médios agricultores e agricultura familiar da região. Parabéns ao Sistema Cresol,
    a visão empreendedora de seus dirigentes, associados e funcionários, a região ganha muito com esta bela iniciativa! Sucesso a todos, abraço.
    Edison Nascimento Webster – Novo Hamburgo/RS
    acadêmico da ESCOOP/SESCOOP Gestão em Cooperativismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *