Sicredi está entre as 15 maiores empresas da região Sul e é a 4ª maior empresa do Rio Grande do Sul

Presença em levantamentos do jornal Valor Econômico e da revista Amanhã demonstra a eficiência da gestão e a força do cooperativismo de crédito no mercado financeiro

Recentemente, o jornal Valor Econômico e a revista Amanhã divulgaram seus rankings financeiros. E o Sicredi marca presença em ambos, o que demonstra a eficiência da gestão e a força do cooperativismo de crédito no mercado financeiro. Na 12ª edição do anuário Valor 1000, realizado pelo jornal Valor Econômico, o Banco Cooperativo Sicredi classificou-se em 19° lugar entre as 100 instituições financeiras. O levantamento contempla as melhores empresas em 25 setores da economia.

No ranking 500 Maiores do Sul, elaborado pela revista Amanhã e pela PwC, o Sicredi ocupa a 14° posição entre as maiores empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 2011, estava no 19º lugar. Já no ranking das 100 Maiores Empresas Gaúchas, avançou do 6º para o 4º lugar.

O balanço financeiro das empresas foi utilizado como única fonte de informação do ranking, que revela indicadores de mil empresas apontando as 500 maiores e as 500 emergentes nos três Estados (RS, SC, PR). O critério de classificação foi o Valor Ponderado de Grandeza (VPG). Criado com exclusividade pela PwC, o VPG faz uma média ponderada entre os três principais indicadores das empresas: patrimônio líquido (peso de 50%), receita bruta (40%) e lucro ou prejuízo (10%).

No lançamento da publicação, Carlos Biedermann, sócio da PwC na Região Sul, destacou o crescimento do Sicredi de 36,3% no VPG (Valor Ponderado de Grandeza), principal índice de mensuração utilizado na elaboração do levantamento. “O Sicredi tem feito um trabalho muito bom de prospecção de mercado, mostrando uma forte tendência de crescimento e resgatando o conceito do cooperativismo”, avaliou.

De acordo com o presidente-executivo, Ademar Schardong, o crescimento do Sicredi, revelado nos rankings, é fruto da busca constante de eficiência na gestão. “Temos uma só marca, com procedimentos de gestão de risco, de gestão financeira e de portfólio únicos, além de estruturas compartilhadas para reduzir custos. A organização em Sistema nos permite ganho de escala”, afirmou.

 

Valor 1000 – Instituições Financeiras

Categoria e Colocação

  • 100 Maiores Instituições Financeiras – 19º
  • 20 Bancos que mais cresceram em operações de Crédito, entre os grandes* – 4º
  • 20 Maiores em Operações de Crédito – 19º
  • 20 Maiores em Depósitos Totais – 16º
  • 20 Mais Rentáveis sobre o Patrimônio, entre os grandes** – 15º
  • 20 com Menor Custo Operacional, entre os grandes* – 19º
  • 20 com Melhor Rentabilidade Operacional, sem a equivalência patrimonial, entre os grandes** – 7º
  • 20 Bancos que mais cresceram em depósitos totais, entre os grandes* – 14º

* Balanço consolidado

** Balanço consolidado (inclui a participação minoritária no patrimônio líquido)

 

Ranking 500 Maiores do Sul 2011

  • Entre as 500 maiores do Sul – 14º lugar
  • Entre as 100 maiores do RS – 4º lugar
  • Entre os 50 maiores Patrimônios Líquidos – 3º lugar
  • Entre as 50 maiores Receitas Brutas – 5º lugar
  • Lucro Líquido – 3º lugar
  • Capital de Giro – 2º lugar

Sobre o Sicredi

O Sicredi é um sistema composto por 113 cooperativas de crédito, integradas horizontal e verticalmente. A integração horizontal representa a rede de atendimento (mais de 1.100 pontos), distribuída em 10 Estados* – 905 municípios. No processo de integração vertical, as cooperativas estão organizadas em quatro Cooperativas Centrais, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla as empresas específicas que atuam na distribuição de seguros, administração de cartões e de consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.

* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

Fonte: Sicredi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *