Delegação da Cresol Central visita CECOSOL e Federação do Sistema Desjardins

Durante os dias 27 e 28 de agosto, a comitiva da Cresol Central, que realiza intercâmbio no Canadá, visitou experiências ligadas ao cooperativismo de crédito solidário no Quebec. O grupo, formado por 15 integrantes, cumpriu a primeira agenda conhecendo os produtos e serviços oferecidos por uma Cooperativa Singular do Sistema do Desjardins. A experiência visitada trata-se de uma caixa de gestão financeira e de empréstimos, que presta serviços às pessoas e empresas.

Ainda no dia 27, a comitiva da Cresol Central conheceu o modelo de governança da CECOSOL, onde as cooperativas possuem plano estratégico trienal e, no mês de setembro, iniciam o processo de elaboração do plano de ação para o ano seguinte. Este processo começa, internamente, através da observação de dimensões como: missão, desenvolvimento de negócios, satisfação dos membros, recursos humanos, organização interna e gestão de risco.

Já no dia 28, o grupo visitou a casa do fundador do Sistema Desjardins, em Lévis. Nesta visita, eles conheceram a história do Sistema, as práticas de governança, as instâncias de decisão, os desafios e as perspectivas, sendo que as prioridades do Desjardins para os próximos períodos são a cooperação, o desenvolvimento das pessoas, a preocupação com os associados e o crescimento do Sistema.

De acordo com o membro do Conselho de Administração da Cresol Central e integrante da comitiva, Vitoldo Scharneck, durante os dois primeiros dias de encontros foi possível identificar ações que contribuirão para melhorar a atuação do Sistema Cresol. “Aqui no Canadá, estamos conhecendo um sistema que busca, de forma sistemática, o equilíbrio entre a viabilidade econômica, o desenvolvimento social e o financiamento de empreendimentos coletivos voltados para economia solidária”, explica. Scharneck destaca que é necessário levar em conta as diferenças históricas e culturais entre os países e que, assim, os dirigentes tem o compromisso de avaliar e qualificar as intervenções no Sistema Cresol.

Para a funcionária da Cresol Central, Fabiana Sachetti, as agendas realizadas até o momento permitem conhecer um conjunto de aspectos relacionados ao histórico do Sistema Desjardins, especialmente a estrutura de governança. “Estamos falando de um sistema que tem 112 anos de história e que, portanto, passou por muitas experiências e tem muito a contribuir para o fortalecimento da Cresol Central e de seus cooperados”. Fabiana também ressalta que é grande a expectativa para as próximas agendas.

A comitiva teve agendas também no Québec no dia 29 de agosto e, no dia 30, em Montreal onde continuou as visitas. O grupo foi composto por Rivaldo Ferron, Fabiana Sacheti; Rudemar Casagrande; Heribert Nitz; Cledir Magri; Miguel Sttefens; Vitoldo Scharneck; Volnei Mariot; Volmir Oldoni; Lauro Cesar Mar Pinto; Fabiana Cesario Pacheco; Cleiton Loch; Maria Aparecida da Rocha; Carlos Guilherme Adalberto Mielitz Netto e Jane Alberton Mandelli. O intercâmbio, que seguiu até 05 de setembro, tendo como objetivos enriquecer as reflexões sobre a forma de governança e de organização para o Sistema Cresol, conhecer a evolução e a atuação do Sistema Desjardins, continuar as reflexões desenvolvidas durante as oficinas nas Bases Regionais de Serviço e preparar o Seminário de Avaliação “Governança e organização sistêmica”.

Fonte: Cresol Central

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *