A Capital Nacional do Cooperativismo acolhe o 9º Concred

Na noite do dia 21/08, o Presidente da Sicredi Pioneira RS, Márcio Port, deu as boas vindas aos 1.200 congressistas do 9º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), que está ocorrendo em Nova Petrópolis/RS. Sejam todos bem vindos à Nova Petrópolis, a Capital Nacional do Cooperativismo. Veja abaixo, na íntegra seu discurso na noite de abertura.

“Foi aqui, que há 110 anos, por iniciativa do Padre suíço Theodor Amstad, foi constituída a 1ª cooperativa de crédito da América Latina, hoje conhecida como Sicredi Pioneira RS e que é uma das 5 maiores cooperativas de crédito do país. É um prazer receber em nossa cidade a 9ª edição do Concred, realizado este ano com um número recorde de público inscrito, totalizando 1.200 pessoas.

O cooperativismo de crédito normalmente possui grande força e expressão em municípios pequenos e médios, a exemplo de Nova Petrópolis onde 48% da PEA é associada à cooperativa. Em vários outros municípios desta região temos percentuais ainda mais elevados, chegando ao máximo de 93% no município vizinho de Linha Nova, distante 20Km daqui.

O RS é um estado em que 60% dos 500 municípios tem menos de 10 mil habitantes e esta característica, aliada à força do cooperativismo, faz com que o RS lidere o cooperativismo de crédito no país, com cerca de 20% do total de ativos e também do total de associados. São daqui 1,2 milhão de associados do total de 6 milhões que o país tem hoje. O cooperativismo gaúcho saúda e agradece a presença de todos vocês.

Neste 9º Concred temos presentes participantes de vários estados e de vários sistemas cooperativos. Saúdo de forma especial os dirigentes e executivos das cooperativas do Sicoob, Sicredi, Unicred, Cecred, Confesol e Cecrers, e também de cooperativas independentes, que participam deste evento com um número considerável de pessoas.

Este é um momento ímpar de nos integramos, trocarmos ideias, conhecermos as diferentes realidades do nosso setor e de discutirmos como cada um de nós pode construir um mundo melhor através do cooperativismo de crédito.

O Brasil conta hoje com cerca de 1.250 cooperativas de crédito, que quando somadas tem a 2ª maior rede de atendimento e o 7º maior volume de ativos entre os bancos de varejo. Apesar desta força que temos quando somados, pouco fazemos e praticamos em termos de cooperação intersistêmica.

Desejo que este congresso, realizado na Capital Nacional do Cooperativismo, no Ano Internacional das Cooperativas, seja um divisor de águas que nos leve a uma maior aproximação entre os sistemas, resultando, no futuro, inclusive em ganhos de escala e em redução de custos para os 6 milhões de associados, que são os verdadeiros donos de nossos empreendimentos cooperativos e a quem temos o dever de prestar contas de nossas ações.

Finalizando, destaco aqui a presença do Sr. Charles Gould, Diretor da ACI, que prontamente aceitou o convite de participar deste congresso, demonstrando a importância do Concred no cenário cooperativo brasileiro. Charles, muito obrigado por sua presença. É um prazer recebê-lo neste evento. Desejo a todos um ótimo evento um uma agradável estada em Nova Petrópolis.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *